A sinusite em bebê pode ser difícil de identificar, pois os sinais são um pouco diferentes da doença em adultos. Veja algumas dicas
Bebês também sofrem com doenças respiratórias e a sinusite é uma delas. Trata-se de uma inflamação da mucosa que envolve a face, podendo ser causada por vírus, bactérias, alergias ou até mesmo fungos. A sinusite em bebê pode ser difícil de identificar, pois os sinais são um pouco diferentes da doença em adultos, já que os seios paranasais ainda estão em formação.
É comum que a sinusite em bebê seja confundida com gripe ou rinite, mas saber diferenciar os sintomas evita que a criança sofra mais.
Como identificar sinusite em bebê
O surgimento da infecção pode ser lento ou súbito e os sintomas mais frequentes são:
- Tosse diurna com considerável piora durante a noite
- Febre
- Pálpebras inchadas
- Dores no corpo
- Coriza
- Diminuição de apetite
- Nariz entupido
Como os seios da face ainda não estão desenvolvidos, a sinusite em bebê não provoca dor de cabeça, sintoma muito comum em adultos.
Tipos de sinusite
- Sinusite viral – surge em decorrência do vírus da gripe, melhorando em uma semana.
- Sinusite bacteriana – infecção secundária que ocorre quando as bactérias ficam presas nos seios faciais. Leva geralmente 2 semanas para melhorar.
- Sinusite alérgica – surge como agravante de outras infecções que tomam conta do trato respiratório, como a rinite alérgica ou a rinofaringite.
- Sinusite fúngica – causada por fungos.
Tratamento
Mesmo observando todos os sinais evidentes da infecção, somente um médico poderá emitir o diagnóstico correto sobre a existência da sinusite no organismo. Por isso, a orientação é que você leve a criança para uma avaliação com o especialista.
O tratamento da sinusite em bebê, por exemplo, depende do tipo, por isso a necessidade de uma análise clínica para diagnóstico assertivo. No caso da infecção causada por vírus, o tratamento é feito com analgésicos, antitérmicos e descongestionantes.
Já no caso de inflamação bacteriana, o médico deve receitar antibióticos e ainda corticoide. Quando a sinusite é causada por fungos, dependendo da gravidade, a cirurgia de drenagem pode ser recomendada, caso o tratamento medicamentoso não funcione.