Asma

Entenda mais sobre a asma, seus sinais e sintomas e os tratamentos para a doença.

O que é a asma

A asma é uma doença frequente, que atinge de 5% a 10% da população mundial. No Brasil, ocorrem aproximadamente 2.000 mortes por ano devidas à asma.

Cerca de 80% das pessoas que têm asma é por uma causa alérgica.

É também chamada de bronquite, bronquite alérgica, bronquite asmática, asma brônquica, ou mesmo “bronquitizinha” ou “início de bronquite”.

O tratamento é feito não somente para controlar as crises, mas evitá-las.

Com nas outras doenças alérgicas, há fatores hereditários que influenciam na doença, sendo comum achar vários familiares com problemas respiratórios semelhantes ou ainda, rinite alérgica, dermatite atópica e reações alérgicas a medicamentos.

A asma provoca um estreitamento das vias aéreas, obstruindo o fluxo de ar para e dos pulmões, dificultando a respiração.

Principais sintomas

Falta de ar

Chiados

Tosse

Sensação de aperto no peito

Coceira nos olhos, ouvidos e céu da boca

Às vezes, a pessoa que sofre da doença pode apresentar somente tosse. Os sintomas, em alguns casos, aparecem exclusivamente quando o indivíduo faz algum exercício físico ou até mesmo quando ri muito.

Os sintomas podem aparecer a qualquer horário do dia, mas parecem preferir a noite, a madrugada ou o início da manhã.

Conforme a situação, os asmáticos podem levar uma vida absolutamente normal a maior parte do tempo, só apresentando sintomas em crises agudas nos meses mais frios do ano ou quando têm alguma infecção respiratória (resfriados ou gripes).

Em algumas pessoas os sintomas podem ser contínuos, com grande limitação de suas atividades até mesmo para esforços mínimos.

Causas da asma alérgica

A doença ocorre por uma inflamação dos brônquios. Essa inflamação pode ser causada por diferentes agentes, entre eles:

• Ácaros, baratas e outros insetos
  • Pólens
  • Contato com animais
  • Caspa animal e saliva
  • Mofo
  • Fumaça
  • Solventes e fumos
  • Ar frio e mudanças de temperatura
  • Exercício

Existe predisposição familiar e piora dos sintomas com a mudança de temperatura. O frio e o ar seco também podem piorar a doença.

Asma leve

• Os sintomas são discretos e esporádicos;
  • A pessoa fica bem, isto é, sem sintomas, no intervalo entre as crises;
  • Não atrapalha o sono, não provoca faltas ao trabalho ou à escola;
  • Não prejudica na hora de praticar esportes;
  • A função pulmonar (medida através de um exame que o médico faz, que se chama espirometria) está normal ou muita próxima dos valores normais.

Asma moderada

• Os sintomas tornam-se mais importantes, aparecem chiados, tosse e cansaço;
  • Há prejuízo do sono, com aparecimento de sintomas durante a noite e madrugada;
  • A doença incomoda nas atividades diárias, atrapalhando o estudo, o trabalho e a prática de esportes;
  • A função pulmonar, medida na espirometria, está alterada, mesmo fora dos momentos de crises.

Asma severa

• Os sintomas são intenso e frequentes – até diariamente;
  • A doença interfere no sono, prejudicando de forma importante na escola e no trabalho;
  • limitação marcante das atividades físicas;
  • A doença apresenta um grande reflexo na vida da pessoa, alterando seus hábitos, provocando ansiedade e medo;
  • A função pulmonar está bastante alterada.

Tratamento

A doença pode ser controlada. Existe, basicamente, dois tipos de medicamentos que são usados no tratamento da asma: os preventivos/anti-inflamatórios e os aliviadores/broncodilatadores.

Os preventivos ou anti-inflamatórios são os que tratam a causa da asma: a inflamação dos brônquios.

Os aliviadores ou broncodilatadores são aqueles que tratam a consequência da asma: o estreitamento dos brônquios, agindo nos músculos desses brônquios e provocando o relaxamentos deles.

Esses medicamentos não atacam a causa, a inflamação em si, mas apenas sua consequência, a obstrução dos brônquios.

Alergias têm tratamento!

Agende um horário conosco!

Acompanhe a Alergoclínica no Instagram!