Alergia a picada de insetos

Entenda mais sobre a alergia a picada de insetos, seus sinais e sintomas e os tratamentos para a doença.

O que é a alergia a picada de insetos

É uma reação do sistema imunológico que vai além da irritação e dor resultantes da picada – pode ser uma situação de vida ou morte.

Uma ferroada poderá ser muito grave se a pessoa tiver alergia: o veneno pode causar uma reação alérgica possivelmente fatal chamada anafilaxia.

A anafilaxia às ferroadas de insetos ocorre em 3% dos adultos e pode ser fatal, até mesmo na primeira reação.

A forma mais comum de manifestação da alergia é a formação de lesão elevada com vermelhidão e coceira intensa – comum em picadas de pernilongos e borrachudos.

Alguns insetos podem levar a quadros mais graves, com risco de vida. São os Himenópteros e incluem as abelhas, vespas e formigas.

Qualquer pessoa que já teve reação a estes insetos deve ser avaliada por um médico Alergista pois deve ser submetido a testes para avaliação do seu tipo de reação e então orientado sobre o tratamento específico.

Principais sintomas

Urticária (placas avermelhadas que coçam)

Angioedema (inchaço que geralmente não coça)

Reações intensas e generalizadas (anafilaxia)

Causas da alergia

Os causadores de alergias podem ser divididos em dois tipos de insetos.

Insetos sugadores

• Pernilongos
  • Carrapatos
  • Pulgas

Insetos picadores

• Abelhas
  • Formigas
  • Vespas

O tratamento começa com a prevenção de picadas.

É importante o alérgico evitar locais que existam concentrações de insetos, evitar o uso de perfumes fortes, evitar andar de pés descalços em jardins ou próximo a piscinas.

Quando for a locais com muitos insetos, é recomendável usar sapatos fechados, botas, calças e blusas compridas. Os repelentes (se possíveis, naturais), telas e mosquiteiros devem ser utilizados também.

Quando não é possível evitar e a picada acontece, o tratamento é feito com medicamentos tópicos, orais ou injetáveis, dependendo da gravidade.

Para alguns pacientes a imunoterapia pode ser indicada. As vacinas para alergias podem curar quadro de reações graves em 70% a 100% dos casos.

Alergias têm tratamento!

Agende um horário conosco!

Acompanhe a Alergoclínica no Instagram!