Dermatite atópica

Entenda mais sobre a dermatite atópica, seus sinais e sintomas e os tratamentos para a doença.

O que é a dermatite atópica

É uma doença crônica que tem caráter hereditário e não é contagiosa.

Geralmente afeta pessoas com história pessoal e familiar de Asma e Rinite Alérgica. São as chamadas doenças atópicas ou a tríade atópica.

A maioria dos quadros aparece na infância, cerca de 80% até os seis meses de vida, e podem persistir até a idade adulta levando muitas vezes a quadros de difícil controle.

A localização das lesões depende da idade: nas crianças pequenas pode acometer a face e áreas extensoras dos membros, e nas crianças maiores e adultos atinge principalmente as áreas de dobras.

O quadro pode piorar por infecções de pele, que ocorrem repetidamente, além de fatores emocionais, cuidados inadequados com a pele e controle ambiental ruim.

A dermatite atópica causa inflamação na pele levando aparecimento de lesões e coceira principalmente em dobras do cotovelo, do joelho.

Principais sintomas da dermatite

Pele seca

Coceira na pele

Infecções na pele frequentes

N

Lesões em face, pescoço, em dobras do cotovelo e do joelho, pulsos e tornozelos, em mamilo, em nádegas, mãos, pés e pálpebras, dependendo da faixa etária

Causas da dermatite atópica

A dermatite pode ser desencadeada por diversos alérgenos, entre eles:

• Alérgenos alimentares (clara de ovo, leite de vaca, trigo, etc)
  • Aérgenos ambientais (ácaros, descamações de animais, baratas, fungos)
  • Alérgenos infecciosos (batérias e fungos)
  • Fatores emocionais

Tratamento

O tratamento começa com a prevenção e hidratação da pele, atitudes que evitam o aparecimento de lesões.

O banho do paciente com dermatite atópica deve ser rápido, com água morna e fria, para não ressecar ainda mais a pele.

Devem ser usados produtos neutros e sem muito perfume e de preferência roupas de algodão – é importante evitar as roupas sintéticas, que podem aumentar a sudorese e piorar a pele.

Os medicamentos são utilizados para hidratação da pele e controle do prurido, geralmente com uso de antihistamínicos.

Em alguns casos, é necessário o uso de antibióticos orais ou tópicos.

Nas lesões já instaladas, pode ser necessário o uso de medicamentos tópicos anti-inflamatórios como corticóides.

Nos casos mais graves pode ser necessário tratamento sistêmico, com uso inclusive de drogas imunossupressoras.

Alergias têm tratamento!

Agende um horário conosco!

Acompanhe a Alergoclínica no Instagram!