Alergia a medicamentos

Entenda mais sobre a alergia a medicamentos, seus sinais e sintomas e os tratamentos para a doença.

O que é a alergia a medicamentos

Qualquer medicação pode induzir uma alergia medicamentosa. No entanto, os casos são mais prováveis com certos medicamentos.

Os principais grupos são: Antibióticos (Penicilina e derivados, Sulfa), Ácido Acetilsalicílico (AAS) , Antiinflamatórios Não Hormonais, Anestésicos e outros.

Em linguagem mais comum, causam mais alergia aspirina, antibióticos sulfonamida, penicilina, corante de raios X, anestésicos, vacinas, remédios de ervas e alternativos.

A alergia medicamentosa gera principalmente urticária, erupção cutânea ou febre. Mas, cuidado, reações mais graves podem ocorrer, incluindo anafilaxia e a morte do alérgico.

Principais sintomas

Erupção cutânea ou urticária

Comichão na pele

Sibilos ou outros problemas respiratórios

Inchaço em diversas partes do corpo

Anafilaxia, uma reação alérgica com risco de vida

Causas da alergia

Qualquer medicamento pode causar alergia.

Os principais grupos de medicamenos que são registrados como alérgicos são:

• Antibióticos (Penicilina e derivados, Sulfa)
  • Ácido Acetilsalicílico (AAS)
  • Antiinflamatórios não hormonais
  • Anestésicos

Tratamento

Identificado o medicamento que causa a alergia, o principal tratamento é evitar o alérgeno.

No caso de já ter sido tomado o remédio, podem ser utilizados anti-histamínicos, corticosteróides, loções tópicas e auto-injector de adrenalina (EpiPen), em casos mais graves.

O tratamento para esse tipo de alergia também pode ser feito com imunoterapia – as vacinas para alergia.

Alergias têm tratamento!

Agende um horário conosco!

Acompanhe a Alergoclínica no Instagram!