Rinite alérgica

Entenda mais sobre a rinite alérgica, seus sinais e sintomas e os tratamentos para a doença.

O que é a rinite alérgica

A rinite alérgica afeta 500 milhões de pessoas – 80% apresentam sintomas antes dos 20 anos de idade.

Também chamada de rinossinusite alérgica, ela é uma inflamação da mucosa que reveste a cavidade nasal, induzida pela exposição a alérgenos.

A rinite afeta principalmente o nariz, os olhos e os seios da face, além da garganta e os ouvidos.

São pessoas que parecem estar “sempre gripadas” e sofrem com uma das consequências mais difíceis, a obstrução nasal.

Algumas vezes, quando o paciente se deita, a sensação é de sufocamento quase que completo, aparecendo roncos que, às vezes, fazem até mesmo que o próprio paciente acorde ou, no mínimo, quem dorme ao lado ou perto.

Principalmente nas crianças, é frequente os pais reclamarem que elas passam a respirar só pela boca, ficando de boca aberta e não se alimentando direito.

Muitas vezes, o alérgico só descobre o problema quando aparecem as consequências da alergia.

Os dentes começam a ficar fora da posição correta, não se consegue mais manter a boca fechada e a voz fica fanhosa, só saindo “pelo nariz”. Às vezes, o paciente já precisa até usar aparelho nos dentes para corrigi-los.

Principais sintomas da rinite alérgica

Espirros

Coceira no nariz

Nariz entupido | bloqueio e até obstrução nasal

Coriza

Coceira nos olhos, ouvidos e céu da boca

Causas da rinite alérgica

A rinite alérgica pode ser causada por agentes que estão no nosso ambiente e que são inalados, entre eles:

• Ácaros
  • Mofo
  • Fungos
  • Pólens
  • Baratas
  • Cão, gato e outros animais
  • Gramíneas

Existe predisposição familiar e piora dos sintomas com contato com irritantes como poeira, perfumes, sabão em pó ou produtos de limpeza ou químicos com cheiro forte. O frio e o ar seco também podem piorar a rinite.

Tratamento

O primeiro passo para tratar a rinite alérgica é identificar corretamente os alérgenos, ou seja, as causas da alergia.

Fazemos isso com testes cutâneos e exames de laboratório.

Identificada a causa, com alguma medicações corretas, os sintomas podem desaparecer e a rinite ser controlada.

Em alguns casos, quando as reações são muito fortes e só os remédios não controlam a alergia, o alergista poderá passar algumas vacinas.

Esse tratamento é indicado quando os medicamentos, sozinhos, não dão alívio completo da alergia ou quando, na diminuição ou suspensão dos mesmos, os sintomas voltam a incomodar o alérgico.

ATENÇÃO! O paciente alérgico deve evitar o uso frequente de remédios que desentopem o nariz, pois embora os mesmos dêem alívio imediato, com e tempo eles passam a não fazer o mesmo efeito, além de poderem causar ou agravar problemas até cardíacos quando usados incorretamente em crianças ou em adultos com pressão alta.

Alergias têm tratamento!

Agende um horário conosco!

Acompanhe a Alergoclínica no Instagram!