Entre as opções de tratamento da rinite alérgica estão a vacina, medicamentos específicos e o controle do alérgeno
A rinite alérgica é marcada pela obstrução nasal, crises de espirro, coriza e coceira no nariz. A doença traz desconforto e ainda pode provocar outros problemas como otite, sinusite e roncos, interferindo diretamente na qualidade do sono. Mas quais são as formas de tratamento da rinite alérgica?
Veja as opções e em que casos cada uma delas costuma ser indicada.
O tratamento da rinite alérgica
Entre as opções de tratamento da rinite alérgica estão a vacina, medicamentos específicos e o controle do alérgeno com a higienização do ambiente.
Controle ambiental
A forma mais simples de tratamento da rinite alérgica é controlar o consumo ou exposição àquela substância que causa a alergia. Por exemplo, se a obstrução nasal acontece após a ingestão de algum alimento, elimine esse item da sua dieta. Porém, nem sempre é tão fácil se livrar de determinados alérgenos, como é o caso do ácaro.
Principal causa de rinite alérgica, os ácaros se alojam em colchões, travesseiros e tapetes, onde os níveis de temperatura e umidade são bons e há oferta de alimentos.
Por isso a importância do controle ambiental, higienizando bem o ambiente. De maneira geral, é preciso limpar a casa com pano úmido, evitando o uso de vassouras para não espalhar o pó pelo ambiente.
É recomendado também evitar o uso de carpetes, cortinas, pelúcias e quaisquer outros objetos que possam reter poeira no quarto. Para mais detalhes, veja aqui como limpar a casa de um alérgico.
Medicamento
Nos casos em que o controle ambiental não é suficiente ou ainda quando não é possível evitar o contato com o alérgeno, o médico pode indicar medicamentos específicos.
De maneira geral, existem dois grupos de medicamentos para o tratamento da rinite alérgica: os que previnem e os que aliviam os sintomas. No entanto, os dois tipos podem ter efeitos colaterais. Por isso a a importância de não fazer uso de remédios sem a indicação médica.
Vacina
A vacina costuma ser a saída para os pacientes que já tentaram os outros tratamentos e não sentiram melhora.
O tratamento pode ser longo, mas ajuda a diminuir a sensibilidade do doente à determinada substância.
Em todo caso, é preciso se consultar com o médico alergista para saber que tipo de tratamento é o mais adequado para o seu quadro de rinite alérgica.