Embora tenha controle, alergia alimentar não tem cura e é preciso muita atenção para identificar alérgeno nos rótulos

Alergia alimentar é uma reação do sistema imunológico que ocorre após a ingestão de um determinado produto. Geralmente, o problema afeta entre 6% a 8% das crianças com menos de três anos de idade e até 3% dos adultos. Por isso é preciso muita atenção para identificar alérgeno nos rótulos dos alimentos.

Embora tenha controle, o agravante desse tipo de alergia é que mesmo uma pequena quantidade do alimento pode desencadear os sintomas.

Em alguns casos, a alergia alimentar pode causar reações graves com risco de morrer. Então veja dicas para interpretar rótulos e não correr o risco de ingerir algum alérgeno.

Como identificar alérgeno nos rótulos

De acordo com a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os fabricantes de alimentos industrializados devem especificar nos rótulos a presença de algum alérgeno como trigo, cevada, aveia, crustáceo, ovos, amendoim, soja, leite, castanhas, látex e outros.

De qualquer forma, a regra da Anvisa, não contempla medicamentos, cosméticos e alimentos preparados na hora em restaurantes e lanchonetes. Ou seja, nesses casos, cabe a você questionar verbalmente o responsável pela cozinha.

Veja alguns cuidados na hora de escolher os produtos que leva para casa:

Faça compra com tempo

Você vai precisar de tempo, atenção e paciência para ler todos os ingredientes do produto que deseja comprar.

E isso vale até mesmo para aquele produto que você sempre compra. Eles podem mudar a fórmula. Por isso a necessidade de conferir todos os detalhes com calma.

Cuidado com alérgenos disfarçados

Nem sempre o ingrediente que você tem restrição será identificado de maneira clara no rótulo.

No caso de alergia a leite, por exemplo, há alguns ingredientes não tão óbvios, mas que também podem indicar a presença de leite: caseína, proteína do soro, whey protein, fermento lácteo, galactose, lactulose e lactoalbumina.

Verifique as informações de traços do alérgeno

Além do produto em si, o paciente alérgico deve evitar todo alimento com vestígios daquele ingrediente.

Mesmo um “pouquinho” pode causar reações graves. É o caso do trigo, por exemplo, que geralmente é cultivado no mesmo terreno da aveia, por isso a necessidade de excluir também a aveia da alimentação.

Atendimento médico

Converse com seu médico para mais dicas específicas sobre o seu tipo de alergia. Toda atenção é necessária, pois em alguns casos, a alergia alimentar pode causar reações graves com risco de vida.

Agende seu horário conosco!

Acompanhe a Alergoclínica também no Instagram!

WhatsApp chat