Veja quais são os tipos de alergia de pele mais comuns e suas principais características, causas e tratamento

A alergia de pele é uma reação inflamatória decorrente da sensibilidade a um determinado estímulo. Esses estímulos podem variar desde cosméticos, produtos químicos, poeira, alimentos, medicamentos até mesmo picadas de insetos.

Mas por que a alergia de pele é tão comum?

Como a pele é o maior órgão do corpo humano e também o mais exposto a agentes externos, está constantemente suscetível a uma série de alergias que podem irritar e inflamar sua extensão. Existem causas diversas para os diferentes tipos de alergia, mas basicamente todos costumam apresentar duas características em comum: manchas ou placas avermelhadas e coceira intensa.

Tipos de alergia de pele mais comuns

Urticária Alérgica

Lesão avermelhada, que aparece em placas e com relevo, provocando coceira. Pode ser provocada por medicamentos, alimentos, picada de inseto ou contato com substâncias como látex e tintas, por exemplo.

Há o tipo de urticária aguda, que são reações a uma substância aplicada na pele ou a um alimento ingerido. Quando tratadas, os sintomas desaparecem após algumas semanas.

Já o tipo crônico demora mais de mês para desaparecer e é desencadeado por estímulos físicos, como frio e calor. Mas também é possível que o quadro não tenha causa aparente e é conhecido como urticária crônica espontânea. 

Angioedema

Tem a mesma origem da urticária, porém, é mais grave porque atinge as camadas mais profundas da pele e também as mucosas. Esse é um dos tipos de alergia de pele que pode provocar inchaço dos lábios, língua, olhos e das vias respiratórias.

É um dos tipos de alergia de pele mais perigosos, pois pode causar dificuldade de respiração por edema de glote ou asma grave. O quadro pode ainda evoluir para choque anafilático. O angioedema é mais comum em pessoas com histórico de urticária e que foram novamente expostas à substância a qual são alérgicas.

Dermatite de Contato

É uma forma de irritação da pele causada pelo contato com substâncias específicas. Além disso, essa alergia pode ser dividida entre dermatite de contato irritativa ou dermatite de contato por sensibilização.

Entre as causas mais comuns da dermatite de contato, estão as bijuterias, látex, perfume, esmalte, sabonete e borracha. De modo geral, os sintomas são placas vermelhas na pele, coceira no local, inchaço, surgimento de bolhas, queimação e até ressecamento.

Tratamento

Para todos os casos, o recomendado é procurar orientação médica. Mas, antes de mais nada, interrompa o contato com a substância que causou a alergia. Caso tenha dúvidas sobre o que pode ter irritado sua pele, é possível realizar testes de alergia.

Entre em contato conosco e agende seu horário!

Acompanhe dicas para tratamento de alergia também no nosso Instagram!

WhatsApp chat