Saiba diferenciar doença celíaca, alergia ao trigo e intolerância ao glúten. Apesar de ambos os problemas derivarem de um mesmo produto, essas condições são diferentes

O glúten é uma proteína presente no trigo, centeio, cevada e no malte. Ao consumir o trigo, algumas pessoas apresentam sintomas incômodos como diarreia, dor e inchaço abdominal. O mal estar pode ser um sinal de alergia ao trigo, doença celíaca e ainda intolerância ao glúten.

Apesar de ambos os problemas derivarem de um mesmo produto, há grandes diferenças entre eles. Entenda um pouco mais sobre as reações alimentares relacionadas ao glúten e as principais diferenças entre alergia ao trigo, doença celíaca e intolerância ao glúten.

Doença celíaca

É uma doença autoimune. Ou seja, o próprio sistema imunológico do corpo ataca células saudáveis, causando um processo inflamatório. Desse modo, se uma pessoa com intolerância ingere o glúten, o seu corpo libera anticorpos atacando a parede do intestino delgado.

A reação gera uma inflamação, causando queda na absorção de nutrientes, diarréia, gases, dor e distensão abdominal, enxaqueca e até problemas a longo prazo, como anemia, osteoporose, epilepsia e manifestações neurológicas secundárias. No entanto, o problema pode ser assintomático em alguns pacientes. A doença não tem cura e a solução é evitar o consumo de glúten.

Alergia ao trigo

Já a alergia ao trigo difere da doença celíaca e intolerância ao glúten por ser uma reação exagerada, imediata e de curto prazo do sistema imunológico, causada por uma proteína específica presente no grão.

Os sintomas se assemelham a outras reações alérgicas como por exemplo, a da rinite e urticária. Isso porque apesar de ser uma alergia alimentar, pode também ter uma reação ao contato com a pele. Além disso, a alergia pode causar um distúrbio grave no sistema circulatório e falta de ar.

Mais comum durante a infância, a alergia ao trigo não significa que a pessoa terá reação a outros produtos que contenham glúten. E assim como a doença celíaca, não há tratamento específico a não ser evitar o contato com o alimento.

Intolerância ao glúten

É também conhecida como sensibilidade ao glúten não-celíaca. Apresenta características semelhantes à doença celíaca, mas não há relação com anticorpo algum. Por esse motivo, o diagnóstico da sensibilidade é o mais difícil e geralmente é feito após eliminar a as outras possibilidades.

Os sintomas da intolerância ao glúten são gases, distensão abdominal, dores e diarreia. E assim como os outros problemas, o melhor tratamento é a retirada do glúten da dieta. A intolerância, no entanto, não causa reações tão graves.

Uma explicação para a causa do problema é o alto consumo de trigo e cereais com glúten, o que causaria uma má digestão desse nutriente. Como o glúten é composto de uma mistura de proteínas longas (gliadina e glutenina), elas podem se alojar na parede do intestino, causando desconforto.

Se você sofre problemas digestivos depois de comer alimentos com trigo, procure um alergista para investigar o caso.

No entanto, quem não tem alergia, doença celíaca e intolerância ao glúten, não tem porque evitar o alimento, já que sua restrição não é garantia de perda de peso ou de melhoras na saúde.

Acompanhe nossas dicas também no Instagram!

WhatsApp chat