A poluição representa um dos maiores riscos ambientais para a saúde e influencia diretamente nas alergias respiratórias
A presença de fatores irritantes no ar produz alterações importantes nos mecanismos que envolvem o aparelho respiratório, trazendo sérias consequências para nossa saúde. Entre os efeitos nocivos da poluição estão as alergias respiratórias.
Como a poluição afeta as alergias
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a poluição representa um dos maiores riscos ambientais para a saúde. Os impactos negativos são sentidos por todos os cidadãos, mas aqueles que passam por algum processo alérgico respiratório são mais atingidos.
Além disso, a poluição pode ser mais prejudicial à saúde na primeira infância e na terceira idade. Por outro lado, durante o inverno a influência da poluição nas alergias pode ser ainda mais intensa. A explicação é que nesta estação ocorre a inversão térmica, um fenômeno climático que aumenta a concentração de poluentes no ar.
Esses poluentes irritam a mucosa respiratória, diminuindo o poder dos cílios nasais. Esses cílios estão presentes no revestimento de todo o trato respiratório e são um importante mecanismo de defesa.
Com as substâncias nocivas da poluição, eles ficam reduzidos e danificados, permitindo maior penetração das substâncias que causam a alergia (alérgenos) no organismo. Asssim, as partículas poluentes aumentam o poder sensibilizante dessas substâncias, provocando ou agravando a alergia respiratória.
Moradores de grandes cidades tem mais chance de desenvolver alergias
Além da própria concentração maior de poluentes, há outro motivo para que os moradores de grandes centros fiquem mais suscetíveis às alergias. É que a exposição a determinados micróbios ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
Desse modo, pessoas que vivem no campo têm maior contato com a natureza, o que deixa o seu sistema imunológico mais preparado para combater as alergias, principalmente as respiratórias.
Já nas grandes cidades, com um maior conforto doméstico e insegurança, as pessoas tendem a ficar cada vez mais em ambiente fechado. Esses ambientes muitas vezes são climatizados e com mais exposição a alérgenos como ácaros, poeira e mofo. Assim, essa falta de contato com a natureza, pode deixar o morador das grandes cidades mais suscetível a alergias.
Veja mais notícias sobre alergias