A síndrome do bebê chiador é caracterizada por episódios de tosse, chiado e falta de ar em bebês de até 2 anos

Chiado ou um som de assobio durante a respiração de um recém-nascido é um sinal de alerta para os pais. O barulho pode ser causado por problemas respiratórios, incluindo alergias, e é conhecido como síndrome do bebê chiador. Entenda mais sobre o problema. 

O que é a síndrome do bebê chiador?

Chamada também de lactente sibilitante, a síndrome do bebê chiador é caracterizada por episódios de tosse, chiado e falta de ar em bebês de até 2 anos. O problema geralmente ocorre devido às estreitas passagens do pulmão do bebê estar ainda em formação ou mesmo imaturo. Desse modo, há maior facilidade de obstrução.

Os sintomas da síndrome do bebê chiador podem ser transitórios ou persistentes e em alguns casos é confundido com a asma. No entanto, trata-se de problemas distintos. A asma, assim como outros problemas respiratórios, pode ser a causa da síndrome. Refluxo, infecções virais e doenças pulmonares também podem preceder o chiado. 

Diferentes padrões

A síndrome do bebê chiador é dividida em 4 padrões:

Sibilância transitória 

O chiado aparece apenas durante os 3 primeiros anos de vida da criança. 

Sibilância não atópica 

É desencadeada principalmente por vírus e tende a desaparecer com o passar do tempo. 

Asma persistente

É associada a manifestações clínicas de alergia ou sensibilização comprovada a alimentos ou outros alérgenos ou ainda ter pai ou mãe com asma.

Sibilância intermitente grave 

Menos frequente, a síndrome aguda inclui eczema. 

Tratamento

À medida que o pulmão da criança atinge certa maturidade, a tendência é que o problema desapareça. No entanto, é fundamental a investigação e acompanhamento por médico alergista por conta do elevado risco de desenvolver asma persistente na adolescência.

Além disso, a intensidade dos sintomas de asma durante os dois primeiros anos de vida está fortemente relacionada ao diagnóstico tardio. Desse modo, o melhor é procurar um médico alergista assim que perceber os primeiros chiados.

Entre em contato conosco e agende um horário!

Acompanhe a Alergoclínica também no Instagram!

WhatsApp chat