Veja quais são os principais remédios para alergia e em que ocasião cada um é recomendado
Geralmente, quem é alérgico, já usou vários tipos de remédio para alergia. Embora não possa curar, a medicação elimina os sintomas e promove o controle das reações.
No entanto, aquele produto que faz bem para uma pessoa, pode não fazer para outra. Isso porque o remédio ideal para sua alergia vai depender de uma série de fatores, como tipo de alergia, sintomas e intensidade da reação.
Então, embora existam vários tipos de remédio para alergia, é importante que eles sejam usados apenas com prescrição médica.
Tipos de remédios para alergia
Anti-histamínico
Os anti-histamínicos são os remédios mais usados para problemas recorrentes, como alergia nasal, cutânea ou ocular.
Ele atua impedindo a ação da histamina, uma substância envolvida na reação alérgica. Assim, a medicação reduz sintomas de coceira, inchaço, vermelhidão ou corrimento nasal, por exemplo.
O anti-histamínico pode ser de primeira, segunda ou terceira geração, apresentando diferenças na forma de ação e nos efeitos colaterais, como sonolência.
Descongestionante
Indicado para congestão e secreção nasal, aliviando a respiração, irritação e o muco, o descongestionante geralmente é usado como complemento ao anti-histamínico.
Embora ele ofereça alívio rápido, o efeito é passageiro e o real problema, a inflamação, não é resolvida sem a associação a outros tipos de remédio para alergia.
Por isso o descongestionante pode trazer riscos de dependência se utilizado sem recomendação e acompanhamento médico.
Broncodilatador
Por outro lado, no caso de alergias respiratórias como a asma, o médico pode recomendar o uso de outros tipos de remédio para alergia; o broncodilatador.
Essa medicação facilita a entrada de ar nos pulmões e podem ser usados tanto nas crises, como de forma preventiva.
Geralmente, são encontrados em forma de bomba de spray ou gotas para inalação e não são vendidos sem prescrição médica.
Corticoide
Um dos tipos de remédio para alergia mais comuns no mercado hoje são os corticoides. Eles agem reduzindo a inflamação associada às alergias. Desse modo, são indicados para casos mais graves.
O corticoide pode ser encontrado em forma de comprimido, pomada, xarope ou mesmo para inalação. Além disso, para alergias oculares, por exemplo, o tratamento pode ser feito com o uso de colírios com corticoide em sua composição.
Vacina
A vacina para alergia ou imunoterapia não é bem um tipo de medicação, mas pode ser ainda melhor, pois atua na prevenção e controle dos sintomas.
É uma estratégia capaz de modificar a evolução natural da alergia ao induzir a melhora e até remissão e prevenir o agravamento. A vacina é elaborada de forma personalizada, de acordo com o grau de sensibilidade de cada paciente.
A imunoterapia é indicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para tratamento de rinite, asma, conjuntivite e picadas de insetos.
Quer saber quais tipos de remédio para alergia é mais indicado para o seu caso? Entre em contato e marque uma consulta.