O diagnóstico da Síndrome de Ativação de Mastócitos é feito a partir de testes laboratoriais baseados na quantificação de células específicas
Células que desempenham um importante papel no sistema imunológico, os mastócitos são capazes de responder rapidamente a agentes agressores. No entanto, quando há uma deficiência no funcionamento do sistema imunológico, há uma atividade aumentada de mastócitos, causando a síndrome de ativação de mastócitos.
O que é a síndrome de ativação dos mastócitos?
A Síndrome de Ativação dos Mastócitos (SAM) é uma condição rara, que afeta o sistema imunológico e causa sintomas de alergia que podem afetar o sistema gastrointestinal, cardiovascular e respiratório. Desse modo, o paciente pode apresentar reações diversas em um momento de crise.
Isso porque os mastócitos estão em tecidos como pele, pulmão, intestino, e estão carregados de elementos químicos, como histamina. Ao serem ativados, eles liberam citocinas, desencadeando, por exemplo, sintomas de alergia na pele, como vermelhidão e coceira, mas também náuseas e vômitos.
Na síndrome, os mastócitos, que são responsáveis por regular crises de alergia, são ativados de forma exagerada por estímulos que, em uma situação comum, não provocariam alergias. Assim, o paciente acredita que está com alergia a tudo.
Em casos mais graves, o paciente pode ter dificuldade para respirar, sensação de bola na garganta e suores intensos.
Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico da Síndrome de Ativação de Mastócitos é feito a partir de testes laboratoriais baseados na quantificação de células específicas. Embora o problema não tenha cura, é possível controlar os sintomas com medicamentos, terapias naturais e dieta. No entanto, como a gravidade dos sintomas varia de pessoa para pessoa, o tratamento precisa ser adaptado a cada caso.
Em geral, o tratamento da síndrome exige uma mudança intensa dos hábitos alimentares, uma vez que a ingestão de alimentos ricos em glúten, fermento e proteína do leite de vaca são os grandes responsáveis pelos gatilhos da Síndrome de Ativação de Mastócitos.
Além disso, atividades que ajudam a reduzir o estresse, como atividade física, são indicadas para o controle dos sintomas. Isso porque o estresse físico e psicológico são conhecidos por ativar os mastócitos.