A disidrose é uma doença recorrente e os pacientes costumam sofrer ataques frequentes por muitos anos
A disidrose é uma alteração cutânea que afeta a pele da região dos pés e mãos, onde se desenvolvem pequenas bolhas contendo um líquido incolor. Também conhecida como eczema disidrótico, a doença não é transmissível. Veja quais são os sintomas, as causas e as formas de tratamento.
Sintomas da disidrose
Normalmente, os sintomas da disidrose se concentram apenas na palma das mãos e na lateral dos dedos, assim como na sola dos pés. Em casos mais graves e extensos ela pode atingir quase a totalidade das mãos e pés.
Os principais sintomas de disidrose são:
- Coceira intensa por semanas
- Bolhas cor da pele ou levemente avermelhadas
- Leve dor ou incômodo no local
- Fissura e descamação da pele
- Umidade excessiva em torno da área da pele afetada
A disidrose é uma doença recorrente e os pacientes costumam sofrer ataques frequentes por muitos anos.
Causas
Não há uma conclusão sobre as causas exatas da disidrose. No entanto, o problema está relacionado a alergias de pele, dermatite de contato, umidade excessiva nas mãos ou nos pés e também ao aumento do estresse físico ou emocional.
Além disso, o problema pode ser genético ou ter relação com o contato frequente com água ou produtos que possam causar irritação na pele. Pessoas que lavam as mãos com frequência, por exemplo, podem vir a ter disidrose.
Alergias como febre do feno ou alergia de contato com metais como cobalto, cromo ou níquel também podem estar relacionadas à doença, assim como o uso de imunoglobulina intravenosa.
Como é feito o tratamento da disidrose?
Se existe a suspeita de disidrose, o primeiro passo é passar por uma consulta com o médico alergista. A confirmação do diagnóstico é feita através do exame físico da pele, avaliando a severidade dos sintomas como vermelhidão, descamação ou coceira, além do número de bolhas e a extensão da área afetada.
No geral, os exames de laboratório não são necessários. No entanto, o médico pode solicitar alguns exames para excluir a possibilidade de outros problemas de saúde.
O tratamento da disidrose pode incluir cuidados diários com a pele, uso de remédios ou procedimentos como fototerapia ou botox. Tudo vai depender da gravidade e frequência dos sintomas. Alguns casos são resolvidos pelo uso de cremes ou compressas frias com permanganato de potássio, por exemplo.
Por outro lado, há casos em que é preciso usar antibióticos orais, se as bolhas da disidrose estiverem inflamadas. Para prevenir o problema, é aconselhado manter os pés e mãos sempre hidratados, uma vez que a pele desidratada fica mais sujeita a alguma alergia que poderia causar a disidrose.