Os ácaros são a causa de doenças como dermatite atópica, rinite alérgica e asma. Veja como tratar a alergia a ácaros
A alergia a ácaros e a alergia a poeira estão muito ligadas. Você sabia? Muitas pessoas acreditam que têm alergia apenas à poeira quando, os causadores do problema, são os ácaros.
Isso acontece porque em um grama de poeira existem de 100 a 500 ácaros. Invisíveis a olho nu, eles estão presentes em praticamente todos os ambientes, são facilmente encontrados na nossa casa e podem causar problemas.
Os ácaros se alimentam dos restos de pele humana e se acumulam em locais quentes e úmidos, como carpetes, cortinas, tapetes, roupa de cama, sofá e bichinhos de pelúcia.
Além de causar a alergia à poeira, eles também são causadores de dermatite atópica, rinite alérgica e asma, por exemplo.
A alergia a ácaros
Quando uma pessoa tem esse tipo de alergia, o corpo reage de forma exacerbada às fezes do do animal. Os principais sintomas são espirros, nariz escorrendo, irritação nos olhos, dificuldade para respirar e tosse seca.
Geralmente, o alérgico percebe esses incômodos principalmente após a realização de uma faxina ou ao entrar em locais que ficaram muito tempo fechados.
O contato com esse pó cheio de fezes dos ácaros pode desencadear uma crise alérgica, seja de rinite, dermatite ou asma. A duração dos sintomas vai variar para cada pessoa, mas a tendência é que os sintomas causem incômodos cada vez maiores. Estações como primavera e outono podem ser piores para os alérgicos.
Diagnóstico e tratamento
Os testes cutâneos de alergia e exames de sangue são ideais para confirmar o diagnóstico de alergia a ácaros. Rápido e indolor, o teste cutâneo libera o resultado em cerca de 20 minutos e é eficiente para confirmar o problema.
Tratar a alergia a ácaros, na verdade, é tratar a rinite, conjuntivite, asma, tosse, dermatite. Ou seja, tratar as doençcas causadas pelo contato com os ácaros.
Um médido alergista vai poder indicar o melhor tratamento e medicamento. Além disso, manter o controle ambiental é essencial para evitar as crises.
É preciso muita higiene para manter a poeira – e os ácaros – longe da sua vida. A limpeza de casa e, principalmente, do quarto, é um dos principais cuidados que devem ser tomados por quem tem alergia a ácaros.
Troque frequentemente a roupa de cama e evite o uso de carpetes e bichos de pelúcia.
Precisa de ajuda? Agende um horário conosco! Alergia tem tratamento e a Alergoclínica pode ajudar.