Entenda qual o alérgeno que é a principal causa de alergia, principalmente as respiratórias. Veja como cuidar

Temos diversos tipos de alergia e cada pessoa reage aos alérgenos de uma forma. No entanto, podemos dizer que temos alguns casos mais comuns. A alergia a ácaros é a principal causa de alergia, seguida da alergia à poeira.

Principal causa de alergia

Quando falamos em ácaros e poeira falamos de causas muito próximas e ligadas. Isso porque os ácaros normalmente estão presentes na poeira e e estão presentes na maioria dos ambientes. 

Ácaros

Em um grama de poeira existem de 100 a 500 ácaros. Invisíveis a olho nu, eles estão presentes em praticamente todos os ambientes, são facilmente encontrados na nossa casa e podem causar problemas.

Os ácaros se alimentam dos restos de pele humana e se acumulam em locais quentes e úmidos, como carpetes, cortinas, tapetes, roupa de cama, sofá e bichinhos de pelúcia.

Além de causar a alergia à poeira, eles também são causadores de dermatite atópica, rinite alérgica e asma, por exemplo.

Poeira

A alergia à poeira é uma variação da alergia aos próprios ácaros – eles são os principais causadores. 

Alguns dos principais sintomas da alergia à poeira são os espirros, coceira no nariz, tosse seca, dificuldade para respirar e vermelhidão nos olhos. Além disso, a alergia à poeira pode causar falta de ar, ruídos ao respirar, coriza, olhos lacrimejando e bolinhas na pele.

Geralmente, o alérgico percebe esses incômodos principalmente após a realização de uma faxina ou ao entrar em locais que ficaram muito tempo fechados.

Prevenção e tratamento

O tratamento para alergia à poeira e aos ácaros deve ser baseado, principalmente, em medidas de controle ambiental. Ou seja, é preciso muita higiene para manter a poeira e os ácaros longe da sua vida. A limpeza da sua casa e, principalmente, do seu quarto, é um dos principais cuidados que devem ser tomados por quem tem essa alergia.

Além disso, é importante trocar a roupa de cama frequentemente e evitar uso de carpetes e bichos de pelúcia. Se mesmo com essas medidas os sintomas não melhorarem, é importante procurar um alergista para verificar a necessidade do uso de medicamentos anti-alérgicos ou corticoides.

Entre em contato conosco e agende um horário!

Acompanhe a Alergoclínica também no Instagram!

WhatsApp chat