Entenda como a alergia à banana pode afetar a sua saúde e saiba como prevenir e tratar essa condição
Apreciada por muitos e fonte de importantes nutrientes, a banana está entre as frutas que mais causam reação alérgica. A condição que pode afetar tanto crianças quanto adultos, pode causar sintomas que variam entre leve e graves e ficar ainda mais complexa com a possibilidade de reação cruzada. Veja como se manifestam os sintomas da alergia à banana, quais os cuidados e o tratamento mais adequado.
Sintomas da alergia à banana
- Coceira na boca, lábios, língua e garganta;
- Urticária;
- Inchaço das vias aéreas;
- Dificuldade para respirar;
- Náusea, vômito e diarreia;
- Choque anafilático (casos mais graves e raros).
Reação cruzada
Pacientes que apresentam alergia à banana são mais vulneráveis a outras alergias. Isso porque a pessoa alérgica tem um sistema imunológico super-reativo, podendo reagir a outras substâncias similares. No caso específico da banana, suas proteínas são semelhantes às de outras substâncias, especialmente o látex, material usado na fabricação de luvas, balões e preservativos.
Assim, pessoas alérgicas a látex podem apresentar reação ao ingerir banana. Do mesmo modo, quem tem alergia à banana, pode apresentar sintomas ao comer outras frutas, como abacate, por exemplo.
Cuidados na introdução alimentar
Bebês com menos de 1 ano são especialmente vulneráveis à alergia à banana. Isso porque a banana é uma das frutas mais alergênicas para as crianças dessa faixa etária. Assim, é importante ter cuidados na introdução alimentar, oferecendo alimentos novos em pequenas quantidades e observando a presença de qualquer reação.
Por outro lado, a banana é uma excelente fonte de nutrientes, como potássio, fibras e vitaminas. Por isso não se deve simplesmente retirar a fruta da dieta caso seja descoberta a alergia. A exclusão de alimentos deve ser cuidadosamente planejada por um nutricionista, para garantir o aporte adequado de nutrientes.
Tratamento
Em geral, o tratamento para alergia à banana depende da gravidade dos sintomas. Um teste de alergia pode ajudar a determinar o tratamento mais adequado para cada caso, além de descartar outras condições potenciais de saúde. De todo modo, para reações leves, o médico pode recomendar antialérgicos.
Uma opção para minimizar as reações é a imunoterapia. O tratamento consiste em expor gradualmente a pessoa à substância causadora da alergia, para que o sistema imunológico se acostume e pare de reagir de forma alérgica.
Assim, com o acompanhamento de um nutricionista e a orientação de um médico especialista em alergia, é possível controlar a alergia à banana e garantir uma alimentação saudável e equilibrada.
Entre em contato e agende uma consulta aqui na Alergoclínica, em Brasília.