Alergia a picada de insetos
Entenda mais sobre a alergia a picada de insetos, seus sinais e sintomas e os tratamentos para a doença.
O que é a alergia a picada de insetos
É uma reação do sistema imunológico que vai além da irritação e dor resultantes da picada – pode ser uma situação de vida ou morte.
Uma ferroada poderá ser muito grave se a pessoa tiver alergia: o veneno pode causar uma reação alérgica possivelmente fatal chamada anafilaxia.
A anafilaxia às ferroadas de insetos ocorre em 3% dos adultos e pode ser fatal, até mesmo na primeira reação.
A forma mais comum de manifestação da alergia é a formação de lesão elevada com vermelhidão e coceira intensa – comum em picadas de pernilongos e borrachudos.
Alguns insetos podem levar a quadros mais graves, com risco de vida. São os Himenópteros e incluem as abelhas, vespas e formigas.
Qualquer pessoa que já teve reação a estes insetos deve ser avaliada por um médico Alergista pois deve ser submetido a testes para avaliação do seu tipo de reação e então orientado sobre o tratamento específico.
Principais sintomas
Urticária (placas avermelhadas que coçam)
Angioedema (inchaço que geralmente não coça)
Reações intensas e generalizadas (anafilaxia)
Causas da alergia
Os causadores de alergias podem ser divididos em dois tipos de insetos.
Insetos sugadores
- Pernilongos
- Carrapatos
- Pulgas
Insetos picadores
- Abelhas
- Formigas
- Vespas
Tratamento
O tratamento começa com a prevenção de picadas.
É importante o alérgico evitar locais que existam concentrações de insetos, evitar o uso de perfumes fortes, evitar andar de pés descalços em jardins ou próximo a piscinas.
Quando for a locais com muitos insetos, é recomendável usar sapatos fechados, botas, calças e blusas compridas. Os repelentes (se possíveis, naturais), telas e mosquiteiros devem ser utilizados também.
Quando não é possível evitar e a picada acontece, o tratamento é feito com medicamentos tópicos, orais ou injetáveis, dependendo da gravidade.
Para alguns pacientes a imunoterapia pode ser indicada. As vacinas para alergias podem curar quadro de reações graves em 70% a 100% dos casos.