Muitas pessoas acabam confundindo alergia respiratória com resfriado. Isso acontece porque tanto as alergias, quanto os resfriados, têm sintomas muito semelhantes. Tosse, crises de espirro, coriza e congestão nasal são alguns deles. Além disso, apesar de não ser tão comum, os dois problemas podem causar febre.
Mas existem alguns detalhes que podem ajudar a diferenciar os dois problemas. Veja quais são.
Diferenças entre alergia respiratória e resfriado
- Fadiga
Uma das primeiras diferenças que podem ser observadas é relativa ao cansaço. O resfriado costuma causar uma fadiga intensa, que não é característica das alergias.
- Tempo de duração
O tempo de duração costuma ser a principal diferença. Enquanto os sintomas do resfriado desaparecem em até 5 ou 7 dias, a alergia respiratória pode persistir por um período mais longo, surgindo sempre que há exposição ao alérgeno.
- Irritação nos olhos
Olhos irritados e lacrimejando é um sinal comum de reação alérgica.
- Dores no corpo
Por outro lado, as dores no corpo não ocorrem em alergias, sendo um sinal bem comum em um resfriado.
- Dor de garganta
É um sintoma mais raro, mas a dor de garganta pode ocorrer em alergia. No entanto, é bem mais comum em episódios de resfriado.
- Formas de tratamento e prevenção
Procure o médico alergista para confirmar o diagnóstico e definir a melhor forma de tratamento de acordo com o seu perfil. O resfriado, muitas vezes, é resolvido com analgésico, repouso e muita água. Já as alergias tem tratamentos mais específicos.
Para evitar os sintomas são necessários alguns cuidados dentro de casa, como lavar as roupas de cama semanalmente. Além disso, evite o uso de tapetes, cortinas, bem como outros objetos que acumulam pó com facilidade.
Também mantenha os ambientes da casa bem arejados e expostos ao sol sempre que possível. Não deixe de ver também: Como higienizar a casa para evitar reações alérgicas. Por outro lado, também é possível investir na imunoterapia, um tratamento com vacinas que ajudam a controlar e reduzir os sintomas.
Já no caso de resfriados, a melhor prevenção é o reforço da imunidade. O ideal é investir em uma boa alimentação, ingerir muita água, praticar exercício físico regularmente e dormir bem.