Alergias e doenças
1 em cada 5 pessoas sofre de problemas alérgicos durante a vida. As alergias têm tratamento e controle.
Saiba como identificar e tratar alergias.
O que são as alergias
Alergias são hipersensibilidades a alguma substância, normalmente inofensiva para a maioria das pessoas – os alérgenos. Essas substâncias podem ser inaladas, tocadas ou ingeridas.
Entre os alérgicos temos:
-
Alimentos
-
Ácaros
-
Pelos de animais
-
Picadas de insetos
-
Mofo
-
Pólens
Ao entrar em contato com esses alérgenos, nosso sistema imunológico reage a estas substâncias, normalmente com reações além do que deveria.
As reações levam a sintomas que vão desde o espirro, coceira e coriza até inflamações mais graves.
Principais sintomas alérgicos:
Espirros
Inflamação e coceira nos olhos
Respiração ofegante
Aperto no peito
Lábios, língua e garganta inchados
Urticária, pele seca, coçando
Erupções cutâneas
Coriza e nariz bloqueado
Tosse
Garganta irritada
Olheiras sob os olhos
Falta de ar
Sensibilidade à luz
Dor no estômago, vômito e diarreia
As doenças alérgicas são hereditárias ou herdadas, acometendo diversas pessoas na mesma família. Uma criança com um dos pais alérgico, tem 30% de chance de ser alérgica.
Se ambos os pais apresentam alergia, esse risco sobe para 60%. Em alguns casos, no entanto, a alergia parece “saltar” uma geração.
As doenças alérgicas mais comuns são: rinite alérgica, asma ou bronquite, conjuntivite alérgica, sinusite, faringite alérgica, alergia alimentar, dermatite atópica, urticária e angioedema.
Quas sempre, nos pacientes alérgicos, essas doenças ocorrem simultaneamente.
Rinite alérgica
Também chamada de rinossinusite alérgica, ela afeta principalmente o nariz, os olhos e os seios da face, além da garganta e os ouvidos.
É uma inflamação da mucosa que reveste a cavidade nasal, induzida pela exposição a alérgenos. Os sintomas mais comuns são coceira no nariz, crises de espirros, obstrução nasal e coriza.
A rinite alérgica afeta 500 milhões de pessoas – 80% apresentam sintomas antes dos 20 anos de idade.
Asma
A asma é uma doença pulmonar crônica que causa inchaço e estreitamento de suas vias aéreas e a produção de muco adicional.
Essa combinação dificulta a respiração de 5 a 10% da população mundial – a asma alérgica é uma doença muito comum e mata, em média, 2 mil pessoas por ano no Brasil.
Como nas outras doenças alérgicas, na asma, há fatores hereditários predisponentes para a doença, sendo comum achar vários familiares com problemas respiratórios semelhantes ou ainda, rinite alérgica, dermatite atópica e reações alérgicas a medicamentos.
A doença, que afeta principalmente as crianças, caracteriza-se por: falta de ar, chiados, tosse e sensação de “aperto no peito”.
Dermatite de contato
É uma reação imunológica anormal do nosso corpo quando a pele entra em contato com itens como cosméticos, tintura de cabelo, produtos químicos, níquel e látex.
Os sintomas da alergia de contato podem aparecer dentro de minutos da exposição ou demorar até horas. Em alguns casos, podem levar diversos dias para para curar.
Alergia alimentar
É a reação do sistema imunológico a alimentos que, geralmente, são inofensivos para a maioria das pessoas, como as proteínas do leite ou de ovos.
Na verdade, existem mais de 170 alimentos conhecidos por causar reações alérgicas.
Os mais comuns são o leite de vaca (leiteria), ovos (galinha), amendoim (leguminosas), nozes, frutos do mar (peixe e marisco), trigo (grãos), soja, frutas e legumes.
Alergia a medicamentos
Qualquer medicação pode induzir uma alergia a medicamentos. No entanto, uma alergia a medicamentos é mais provável com certos medicamentos.
Os principais grupos são: Antibióticos (Penicilina e derivados, Sulfa), Ácido Acetilsalicílico (AAS) , Antiinflamatórios Não Hormonais, Anestésicos e outros. A maioria das reações graves a Contrastes Radiológicos não são alérgicas.
Os sinais e sintomas mais comuns de alergia a medicamentos são urticária, erupção cutânea ou febre.
Alergia a picada de insetos
É uma reação do sistema imunológico que vai além da irritação e dor resultantes da picada – pode ser uma situação de vida ou morte.
Uma ferroada poderá ser muito grave se a pessoa tiver alergia: o veneno pode causar uma reação alérgica possivelmente fatal chamada anafilaxia.
A anafilaxia às ferroadas de insetos ocorre em 3% dos adultos e pode ser fatal, até mesmo na primeira reação.
Conjuntivite Alérgica
A conjuntivite alérgica é causada por inflamação da conjuntiva, uma membrana que reveste externamente os olhos. Ela ocorre por hipersensibilidade aos alérgenos ambientais – ácaros, fungos, pólens, barata e epitélio de animais.
Os sintomas são de olho vermelho, lacrimejando e coçando.
A reação alérgica normalmente surge associada à rinite alérgica; cerca de 33% da população alérgica apresenta sintomas oculares.
Dermatite atópica
É uma doença crônica que tem caráter hereditário e não é contagiosa.
Geralmente afeta pessoas com história pessoal e familiar de Asma, Rinite Alérgica ou Dermatite Atópica que são chamadas doenças atópicas ou a tríade atópica.
A dermatite atópica causa inflamação na pele levando aparecimento de lesões e coceira principalmente em dobras do cotovelo, do joelho.
Esofagite Eosinofílica
A esofagite eosinofílica é uma doença crônica relacionada à nossa imunidade.
Ela ocorre quando há uma infiltração de eosinófilos na mucosa do esôfago, ou seja, quando há 15 ou mais eosinófilos por campo de grande aumento no esôfago.
Atualmente, a cada 100 mil habitantes, 12,8 têm a doença, qu eé mais comum no sexo masculino.