Identificar os sintomas de alergia é o primeiro passo para um diagnóstico preciso, o tratamento adequado e o alívio dos sintomas
Uma mancha vermelha, uma coceira no olho, coriza… a alergia pode se manifestar de diferentes formas em cada caso. Nem sempre é tão simples identificar os sintomas de alergia. Mas vale ficar atento para saber agir no momento de uma necessidade.
Entendendo os sintomas de alergia
A reação alérgica é a forma que seu sistema imunológico encontra para reagir a algo que considera como uma ameaça para seu organismo. Então, ao entrar em contato com esse item que tem potencial ofensivo, seus sistema imunológico reage liberando uma substância química chamada histamina.
De maneira geral, o local onde você apresenta a reação depende de onde a histamina foi liberada no seu corpo. Ou seja, se você for alérgico a algo que inala, como pólen, ácaros, pelos de animais ou mofo, pode ter sintomas no nariz, pulmões e olhos.
Do mesmo modo, se tiver uma alergia alimentar, pode apresentar sintomas na boca, estômago ou intestino. Nem sempre é fácil descobrir a causa do problema. Mas reconhecer os sintomas de alergia é o primeiro passo para um diagnóstico preciso, o tratamento adequado e o alívio dos sintomas.
Como se manifestam os sintomas de alergia
No trato respiratório
Quadro de rinite (coceira, espirros, obstrução nasal e coriza) e também asma (falta de ar, chiado no peito e tosse). Além disso, é comum o paciente apresentar os dois problemas associados.
Na pele
Dermatites caracterizadas por vermelhidão, descamação e coceira, complicando com processos infecciosos. Em casos de urticária, pode haver inchaços em locais específicos.
No trato gastrointestinal
A alergia provocada pela ingestão de algum alimento pode provocar sintomas digestivos, como vômitos, diarreia e má absorção intestinal, além de problemas cutâneos, como eczema e urticária.
Na anafilaxia
Acontece em decorrência de alergias a alimentos, remédios e picadas de insetos. A anafilaxia é uma reação grave que compromete a pele, o sistema respiratório e cardiovascular. Se não tratada com urgência, pode levar à morte.
Nas alergias oculares
Se manifesta através da conjuntivite alérgica, com coceira, vermelhidão e lacrimejamento nos olhos. A alergia ocular, quando não tratada, pode causar complicações e comprometer a visão.
Esteja atento aos sintomas de alergia. Em todos os casos, a recomendação é procurar um médico alergista para o correto diagnóstico e a indicação do melhor tratamento para o seu caso específico.