Diferente dos tipos viral e bacteriana, a conjuntivite alérgica não é contagiosa e geralmente está associada a outras doenças alérgicas como asma, dermatite atópica e rinite
A conjuntivite é um processo inflamatório que pode ser provocado por alergia, vírus ou bactéria. Os agentes alergênicos mais comuns são os ácaros, o pólen e a poeira. Embora com menor frequência, alguns medicamentos, alimentos e produtos de beleza também podem desencadear a doença.
Geralmente, a alergia ocular está associada a outras doenças alérgicas como asma, dermatite atópica e rinite. E diferente dos tipos viral e bacteriana, a conjuntivite alérgica não é contagiosa.
O principal diferencial é justamente o fato de que os sintomas se apresentam simultaneamente nos dois olhos. Já no caso viral e bacteriana, primeiro um dos olhos é afetado e, depois, contagia o outro.
Sintomas da conjuntivite alérgica:
- Vermelhidão e coceira nos olhos
- Inchaço das pálpebras
- Lacrimejamento
- Hipersensibilidade a luz
Tratamento
O médico alergista poderá indicar o uso de colírios hidratantes e ainda antialérgicos, dependendo da gravidade dos sintomas. Mas a principal forma de aliviar o incômodo da conjuntivite alérgica é evitando o contato com as substâncias que provocaram a alergia.
Nos casos mais graves, o médico alergista poderá indicar a vacina.