Entenda porque o uso do descongestionante nasal não é recomendado e veja dicas para desentupir o nariz de maneira natural
O uso prolongado de descongestionantes nasais pode causar alterações significativas nas vias aéreas e, em casos mais graves, levar até mesmo à perda do olfato. Veja dicas para desentupir o nariz sem precisar usar o descongestionante.
O que causa a congestão nasal
A congestão nasal acontece quando os vasos sanguíneos do nariz ficam inflamados ou quando há excesso de produção de muco. Esse processo dificulta a respiração e causa incômodo.
Geralmente, o nariz entope como consequência de uma gripe, resfriado, sinusite ou alergias respiratórias. Respirar pela boca é incômodo e nada saudável. Além disso, a congestão nasal provoca uma pressão ao redor do nariz, olhos e testa aumentando ainda mais o desconforto.
Por que o descongestionante nasal não é indicado?
Os descongestionantes nasais não tratam problemas respiratórios. Eles são usados apenas para aliviar os sintomas. A medicação provoca a sensação momentânea de alívio às narinas por conterem substâncias vasoconstritoras em sua composição.
Desse modo, os vasos do nariz se contraem após a aplicação do produto, o fluxo de sangue diminui, o edema da mucosa e a própria produção de muco são reduzidos. Assim, a pessoa tende a respirar melhor e de forma rápida.
Porém, essa facilidade pode trazer problemas quando não é bem administrada. Isso porque esse tipo de medicamento, se usado a longo prazo, pode gerar certa dependência, visto que o nariz volta a entupir, sem tratar a causa do problema.
Então, com o passar do tempo, o usuário acaba precisando aumentar as doses para obter o efeito. O uso descomedido causa lesões na mucosa do nariz e as substâncias do medicamento podem ser absorvidas ao entrarem em contato com a corrente sanguínea, causando sintomas mais sistêmicos.
Dicas para desentupir o nariz
Felizmente, existem alternativas para se livrar do desconforto nasal. Veja algumas dicas para desentupir o nariz sem precisar fazer uso do descongestionante.
- Lavar o nariz com soro: Com a ajuda de uma seringa (sem agulha), a água entra por uma narina e sai pela outra, eliminando a secreção.
- Mantenha-se hidratado: Para drenar a maior quantidade de secreção, é preciso que o seu corpo esteja hidratado. Beba bastante água.
- Evite álcool: A bebida alcoólica pode te desidratar e provocar a congestão nasal.
- Mantenha as passagens nasais úmidas: O clima seco pode desencadear crises alérgicas como rinite ou sinusite.
- Use umidificador de ar: Do mesmo modo, o vapor do chuveiro ou de uma bacia com água quente ajuda a aliviar a irritação das paredes internas do nariz.
- Tomar o antialérgico antes de dormir: O remédio ajuda a controlar os espirros e a coriza.
Contudo, as dicas para desentupir o nariz não substituem o tratamento para as alergias. Quando o paciente segue corretamente as recomendações médicas, os sintomas se mantêm controlados e há maior qualidade de vida.