Verdade ou mito? Mudança de temperatura piora a rinite alérgica? Entenda de uma vez por todas
Será que a mudança de temperatura piora a rinite alérgica? Ou será que é mito? Bom, a mudança de temperatura tem, sim, influência sobre a rinite alérgica.
Existem os causadores da rinite e os desencadeados da rinite alérgica. A mudança de temperatura é um dos desencadeados mais comuns da doença, assim como os irritantes químicos e a mudança de pressão atmosférica.
Mudança de temperatura e rinite
A mudança de clima e temperatura não é uma causadora, mas pode piorar os sintomas. Vamos por partes. A rinite alérgica é uma reação exagerada do nosso sistema imunológico a gatilhos físicos e químicos do ambiente.
As causas mais comuns são a poeira, os ácaros e os pelos de animais. No entanto, algumas coisas são gatilhos para o início da crise – os desencadeadores.
A mudança de temperatura se encaixa nesse caso, porque permite a irritação da mucosa nasal – seja por conta do frio ou do tempo seco.
Esses fatores desidratam a mucosa, iniciando um processo inflamatório que facilita a crise de rinite alérgica.
Tratamento
Nem sempre é possível controlar os desencadeadores de crises alérgicas – não temos controle sobre as mudanças de clima, por exemplo. Em caso de viagens e mudança de cidade também é impossível controlar alguns fatores – como o calor ou ar condicionado.
Então, o ideal é sempre manter a doença, a rinite, controlada, para evitar efeitos e crises. Isso significa manter regulares as consultas com o alergista e outras medidas mais simples como manter a casa sempre limpa e livre dos causadores da rinite e hidratar bem o nariz.