Asma atinge de 5% a 10% da população mundial e mata milhares de pacientes no Brasil todos os anos
Todos os anos, a asma mata aproximadamente 2 mil pessoas só no Brasil. Para evitar situações perigosas, é importante ficar atento aos sinais e sintomas – e tratar a doença!
Hoje falaremos dos 5 sintomas da asma, os principais que você precisa ficar de olho para identificar a doença.
- Falta de ar
- Chiados no peito
- Tosse
- Sensação de aperto no peito
- Coceira nos olhos, ouvidos e céu da boca
Sintoma recorrente
Às vezes, a pessoa que sofre da doença pode apresentar somente tosse. Esse, muitas vezes, é o principal sintoma e mais recorrente.
“As crises de tosse, em alguns casos, aparecem exclusivamente quando a pessoa faz algum exercício físico ou até mesmo quando ri muito”, explica o especialista em alergia e imunologia da Alergoclínica, Dr. Luiz Melo.
Os sintomas da asma podem aparecer a qualquer horário do dia, mas parecem preferir a noite, a madrugada ou o início da manhã.
“Conforme a situação, os asmáticos podem levar uma vida absolutamente normal a maior parte do tempo, só apresentando sintomas em crises agudas nos meses mais frios do ano ou quando têm alguma infecção respiratória (resfriados ou gripes)”, completa Dr. Luiz Melo.
Em algumas pessoas, os sintomas podem ser contínuos, com grande limitação de suas atividades até mesmo para esforços mínimos.
Asma alérgica
Cerca de 80% das pessoas que têm asma é por uma causa alérgica.
Com nas outras doenças alérgicas, há fatores hereditários que influenciam na doença, sendo comum achar vários familiares com problemas respiratórios semelhantes ou ainda, rinite alérgica, dermatite atópica e reações alérgicas a medicamentos.
A asma provoca um estreitamento das vias aéreas, obstruindo o fluxo de ar para e dos pulmões, dificultando a respiração.
O tratamento é feito não somente para controlar as crises, mas evitá-las.
Se você tem um ou mais sintomas como esse, procure um médico especialista.
Trackbacks/Pingbacks