Espirros frequentes, coceira nasal, coriza e olhos lacrimejando durante a gravidez podem ser sinal de rinite gestacional. Veja a forma de tratamento

Constipação nasal, espirros frequentes, coceira, coriza e olhos lacrimejando durante a gravidez podem ser sinal de rinite gestacional.

Geralmente, o problema aparece no segundo ou terceiro trimestre da gestação devido ao aumento dos níveis de estrogênio no corpo da mulher.

Essa alteração hormonal mexe com o sistema imunológico, deixando o organismo mais vulnerável.

A alergia, por sua vez, atinge 20% das mulheres durante a gravidez. Entre os problemas mais comuns estão a rinite, asma e dermatite atópica.

Tratamento para rinite gestacional

A rinite gestacional atinge principalmente pacientes que já são portadoras de alguma alergia respiratória. O sinal mais comum é o bloqueio de ambas as narinas e talvez por isso, o problema costuma ser confundido com gripe e resfriado.

No entanto, a rinite pode ser mais prolongada, chegando a durar até seis semanas. Desse modo, é recomendado que a gestante procure um médico alergista para avaliar a melhor opção de tratamento para o seu caso.

A lavagem nasal com soro fisiológico diversas vezes ao dia costuma trazer alívio, uma vez que deixa o canal respiratório sempre hidratado.

Além disso, beber bastante água e usar travesseiros elevados na hora de dormir, são formas naturais de melhorar o incômodo.

Se o problema persistir e afetar a qualidade de vida e do sono da futura mãe, o alergista poderá indicar medicamentos próprios para gestantes. Mas, em hipótese alguma, use um remédio sem orientação médica.

Nem mesmo os descongestionantes nasais são recomendados. Devido à alta concentração de sódio em sua fórmula, a medicação pode prejudicar a saúde do bebê. De qualquer forma, o problema costuma desaparecer algumas semanas após o parto.

Prevenção

Para evitar ter problemas com a rinite gestacional, o ideal é sempre fazer o controle ambiental . Os ácaros, por exemplo, costumam ser os principais responsáveis por desencadear crises de rinite. Então, mantenha a casa arejada, limpa, livre de poeira e mofo.

Acompanhe a Alergoclínica também no Instagram!

Agende um horário conosco e cuide da sua saúde!

WhatsApp chat