A vacina para alergia é pensada de forma personalizada, de acordo com o grau de sensibilidade de cada paciente.
A vacina para alergia é uma das opções de tratamento para quadros alérgicos. O principal objetivo é diminuir o grau de sensibilização a determinadas substâncias, eliminando as reações e melhorando a qualidade de vida.
A vacina é elaborada de forma personalizada, de acordo com o grau de sensibilidade de cada paciente, mas basicamente é feita com o próprio alérgeno causador do problema.
Tratamento com vacina para alergia
O tratamento é feito por médico alergista e em ambiente preparado para lidar com eventuais emergências. De início, são aplicadas doses pequenas, aumentando em intervalos seguros, até atingir uma concentração de manutenção.
A imunoterapia é uma estratégia capaz de modificar a evolução natural da alergia ao induzir a melhora e até remissão e prevenir o agravamento.
O tratamento pode ser feito tanto com injeções, quanto com medicação sublingual e pode variar de um a cinco anos, até encontrar a tolerância clínica desses causadores de alergias. É um tratamento com elevada taxa de eficácia, pois age diretamente na causa da doença e o seu efeito mantém-se durante vários anos.
Quando a vacina para alergia é indicada
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a vacina para alergia nos casos de rinite, asma, conjuntivite e pacientes com reações graves (anafiláticas) a picadas de insetos como abelha, vespa, marimbondo e formiga.
A imunoterapia é indicada para pacientes que já tentaram outros tratamentos convencionais, como uso de medicamentos e costuma ser a saída também para o caso de alergias onde não é possível controlar a exposição ao alérgeno.
No entanto, a vacina para alergia é contraindicada para crianças menores de cinco anos e pacientes com câncer e doenças cardiovasculares.
Antes da aplicação, o paciente passa por testes e uma avaliação rigorosa, já que o tratamento não pode ser feito durante crises alérgicas. É um procedimento seguro, mas ainda assim, existe o risco de reações locais e sistêmicas. Por isso a necessidade de supervisão profissional em local adequado.
Quer saber se é possível tratar a sua alergia com vacina? Entre em contato com a Alergo Clínica e marque uma consulta para avaliação.
Trackbacks/Pingbacks