Nem sempre controlar a rinite é uma tarefa fácil. Isso porque a doença inflamatória das mucosas do nariz tem como principais gatilhos itens bem comuns na nossa rotina. Entre eles estão: ácaros existentes na poeira doméstica, pelos de animais, fungos, descamação de pele, mofo, pólen, perfume, alguns alimentos, medicamentos, bactérias, vírus e mudanças bruscas de temperatura.
Ao ter contato com esses alérgenos, o organismo reage liberando anticorpos e a mucosa nasal, inflamada, sofre as consequências. Veja algumas medidas para ajudar a controlar a rinite:
1 – Diagnóstico correto
A primeira e principal medida a ser tomada é procurar um médico alergista para fazer um diagnóstico correto e identificar o que desperta as crises. Caso o fator desencadeante não seja identificado pelos relatos e análise clínica, podem ser feitos testes de alergia.
2 – Cuidado com o ar que respira
Se por um lado o ar condicionado pode ser um aliado ao filtrar a poluição, a sujeira acumulada nele pode te atingir diretamente. Para usar com segurança, faça a limpeza do filtro a cada três meses.
3 – Faça o controle ambiental
Os ácaros são responsáveis por desencadear boa parte das crises de rinite. Eles gostam de lugares úmidos e quentes e se alimentam dos restos de pele que se misturam à poeira. Ou seja, a melhor saída é manter a casa sempre limpa, livre de poeira e mofo. Além disso, é essencial deixar as janelas abertas, deixando a casa sempre arejada.
4 – Cuidados com a sua cama
Você pode estar dormindo com o inimigo. Lençol, cobertor, colchão e travesseiro são um prato cheio para os ácaros. Trocar a roupa de cama com frequência é regra básica, mas o uso de capas protetoras pode ser ainda mais eficaz. Confeccionadas com tecido 100% algodão e revestidas internamente de um material conhecido como PVC, elas ajudam a reduzir umidade e o acúmulo de poeira, fungos e ácaros.
5 – Imunoterapia
Uma das medidas mais eficazes para controlar a rinite é a imunoterapia. Consiste na aplicação de vacinas para alergia. O tratamento funciona como uma educação do sistema imunológico para que ele deixe de ter respostas exageradas cada vez que você tem contato com o alérgeno. É uma estratégia capaz de modificar a evolução natural da alergia ao induzir a melhora e até remissão e prevenir o agravamento.
Converse com seu médico e verifique a possibilidade para o seu caso.
Entre em contato conosco e agende seu horário!
Acompanhe dicas para tratamento de alergia também no nosso Instagram!