Para chegar ao tratamento mais adequado, é preciso fazer um teste de alergia para identificar as causas. Veja como é o processo.

As alergias costumam ser complexas e, em alguns casos, difíceis de serem diagnosticadas. Muitas vezes, os sintomas podem não estar relacionados exatamente com o que você acredita que seja a causa.

Por isso, para chegar a um tratamento mais adequado, é preciso fazer um teste de alergia, que vai identificar o que causa as reações tão incomodas. Veja como são feitos esses testes.

Tipos de teste de alergia

Basicamente existem dois tipos de exames para detectar alergia:

Teste cutâneo

Também conhecido como Prick Test, o teste cutâneo detecta quais alérgenos a pessoa tem sensibilidade.

Nesse teste, são feitos pequenos furos no antebraço do paciente, onde são colocadas gotas de substâncias comuns que podem indicar alergia, como ácaro, pólen e fungos. Esse teste é indicado para detectar alergias respiratórias e alimentares.

Teste de contato

Já o teste de contato, também chamado de Patch Test é feito para diagnosticar as alergias de pele. Nesse exame, são colocadas substâncias específicas em contato com a pele do paciente, funcionando como um teste de provocação.

Ambos os exames são rápidos e seguros e são feitos no consultório do médico alergologista. Exames de sangue também podem ajudar a detectar alergias que, em alguns casos, não aparecem nos demais testes.

Tratamento

Com base na análise dos resultados do teste alérgico, o médico vai indicar o tratamento mais adequado para evitar as reações.

De qualquer forma, com o conhecimento do que te faz mal, já é possível modificar alguns hábitos em sua vida. Isso, com certeza, vai proporcionar mais saúde e disposição.

Agende um horário na Alergoclínica para fazer seu teste de alergia!

Acompanhe nossas dicas semanais também no Instagram!