Seu corpo dá sinais que indicam quando a sua imunidade está baixa. Veja quais são eles.

O sistema imunológico é um conjunto de órgãos, tecidos e células responsável por defender nosso corpo de agentes invasores. Mas para isso acontecer, as células imunológicas precisam estar saudáveis. Quando essa imunidade fica baixa, ficamos mais suscetíveis a contrair vírus e bactérias. Veja 6 sinais de imunidade baixa.

Cansaço excessivo

Fraqueza e cansaço mesmo após o repouso pode ser um indício de que algo está errado com as defesas do organismo. Mas é claro que um único sintoma não pode ser avaliado de maneira isolada. Cansaço excessivo pode também ser sintoma de outras patologias.

Queda acentuada de cabelo

Quando seu organismo está fortalecido, seu cabelo também dá sinais de força. Do mesmo modo, o cabelo também dá sinais de imunidade baixa. Quando há queda excessiva dos fios é preciso investigar a causa.

Infecções recorrentes

Infecções recorrentes como herpes, amigdalite e de urina também podem ser um indício de que seu sistema de defesa não está em melhor forma. Um bom parâmetro é avaliar se você tem tido necessidade de tratamento com antibióticos mais de duas vezes por ano.

Demora na cicatrização

O processo de cicatrização depende de células imunológicas saudáveis. Então, se suas feridas demoram para cicatrizar, pode ser que você esteja com a imunidade baixa. Enquanto o sistema estiver comprometido, a sua pele enfrentará dificuldade para se regenerar.

Demora na recuperação de doenças simples

Problemas de saúde mais simples como gripe e resfriado podem ser mais difícil de tratar quando a imunidade está baixa. Isso porque a falta de proteção do organismo pode deixar a pessoa mais vulnerável a complicações do quadro. Dessa forma, além dos sintomas comuns, como coriza e perda de apetite, o indivíduo pode desenvolver infecções bacterianas.

Diarreia frequente

Um dos sinais de imunidade baixa são os episódios frequentes de diarreia. Afinal, quando os níveis de bactérias boas no intestino estão prejudicados como resultado da diarreia, é mais provável que você comprometa o seu sistema de defesa.

Se perceber alguns desses sintomas, adote medidas que ajudem a fortalecer a sua imunidade. Entre as mais eficazes está a escolha de uma alimentação saudável e a prática de atividade física.

Mas além disso, procure um médico imunologista para investigar a causa da diminuição da atividade do sistema imunológico. Ele também pode indicar exames de sangue para avaliar as células de defesa.

Agende um horário!