A alergia a medicamento pode ser desencadeada por um componente específico ou um grupo de medicamentos. Veja os principais.
Uma coceira repentina pode indicar o início de uma séria reação alérgica. Bastam poucos minutos para a coceira evoluir para manchas na pele e a condição se agravar o suficiente para chegar a ser fatal. Quem já passou por isso, entende a seriedade da alergia a medicamento e como é importante identificar o problema o mais rápido possível.
A alergia a medicamentos pode acometer indivíduos de qualquer idade, mas é mais comum em adultos e idosos, porque geralmente são os que mais tomam remédios.
As reações são desencadeadas por um componente específico ou um grupo de medicamentos, pois a fabricação passa por processos parecidos e pode acontecer a contaminação cruzada.
Qualquer remédio pode induzir uma alergia. No entanto, os casos de reação são mais comuns com analgésicos, anti-inflamatórios, antibióticos, contrastes radiológicos e quimioterápicos.
Sintomas da alergia a medicamento
De acordo com dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), estima-se que até 12% da população já tenha apresentado alguma reação após o uso de um medicamento, e mais de 90% delas se manifestam na pele. Os sintomas são variados, mas os mais comuns são:
- Urticária
- Erupção cutânea
- Febre
- Vômito
- Coceira
- Manchas vermelhas na pele
- Diarréia
- Inchaço em algumas partes do corpo
- Dor de cabeça
Se sentir algumas dessas reações após a ingestão de um medicamento, é preciso procurar um hospital ou especialista em alergia imediatamente.
Diagnóstico da alergia a medicamentos
O diagnóstico deve ser feito por um médico alergista. Testes de alergia podem ser utilizados para auxiliar no diagnóstico.
O tratamento para alergia a medicamento também pode ser feito com imunoterapia.