Os ácaros são os responsáveis por causar diversas alergias como rinite, asma e dermatite atópica. Veja dicas para eliminar os ácaros da sua casa
Os ácaros são insetos invisíveis a olho nu e divididos em mais de 1 milhão de espécies diferentes. Eles têm como moradia as fibras do carpete, as dobrinhas do seu sofá ou mesmo seu colchão e travesseiro. Veja algumas dicas para eliminar os ácaros da sua casa.
Por que eliminar os ácaros?
Os ácaros são os responsáveis por causar diversas alergias como rinite, asma e dermatite atópica. Vivem em ambientes úmidos e se alimentam das escamas de pele humana e de outros pequenos animais. São verdadeiras pragas domésticas e se reproduzem com uma velocidade assustadora.
Um metro quadrado de tapete pode conter até 100 mil ácaros dependendo da limpeza do ambiente. Além disso, os excrementos e os próprios ácaros mortos podem se misturar à poeira. Uma vez inalado, esse pó pode ativar o gatilho de alergias respiratórias além de ser prejudicial para as alergias nos olhos.
8 dicas para eliminar ácaros da sua casa
Use capas antialérgicas no colchão e no travesseiro
As capas antialérgicas podem ser aliadas no combate aos ácaros. São confeccionadas com tecido 100% algodão e revestidas internamente de um material conhecido como policloreto de vinila (PVC). Dessa forma, ajudam a reduzir umidade.
Troque o travesseiro a cada 2 anos
Quando completa dois anos de uso, aproximadamente um terço do peso do travesseiro é formado por ácaros, por isso é importante trocá-lo com frequência. Além disso, lavar não é uma alternativa, já que a umidade pode tornar o objeto ainda mais atrativo para os ácaros.
Não use a colcha que cobre a cama para se cobrir
Na hora de dormir, é importante trocar a colcha que cobre a cama durante o dia por uma nova. Entenda que ela está alí para proteger a sua cama de qualquer sujeira. Ainda assim, lave toda a roupa de cama pelo menos uma vez por semana.
Aspire toda a casa com frequência
Uma das melhores maneiras de eliminar ácaros é com o aspirador. Além de passar no chão, use opções adequadas para aspirar também o colchão, o sofá e as almofadas.
Evite pelúcia, tapetes e cortinas de tecido
Hoje já existem no mercado opções mais adequadas para a casa de um alérgico. Assim, se a cortina ou tapete forem de tecido, é preciso lavar também uma vez por semana. Da mesma forma, persianas também exigem limpeza constante.
Deixe as janelas abertas durante o dia
Abra as janelas de casa durante o dia e deixe o ambiente mais arejado.
Mantenha a higiene do ar condicionado
Faça a higienização adequada do equipamento, lembrando de limpar também nos períodos em que você usa o aparelho com menor frequência.
Ao entrar em casa, tire os sapatos
Não trazer para casa a sujeira da rua também ajuda a diminuir a presença de ácaros. Deixe os sapatos em um cantinho específico e use em casa chinelos destinados para esse fim.
Acompanhe a Alergoclínica também no Instagram!