A alergia nos olhos é mais comum do que se pensa, e pode ser causada por fatores que geralmente passam despercebidos. Veja dicas para prevenir

Estima-se que cerca de 20% da população mundial sofre com alergia ocular em algum momento da vida. Isso porque os olhos são alvos fáceis para problemas e irritações diversas. A alergia nos olhos é mais comum do que se pensa, e pode ser causada por fatores que geralmente passam despercebidos. Entre as causas mais comuns estão os ácaros, fungos, pelos de animais e pólen.

Veja 7 dicas para prevenir a alergia nos olhos:

1 – Não coce os olhos

Essa com certeza é a dica número 1. Tente resistir ao impulso e não coce os olhos. O ato pode machucar e irritar seus olhos, estimulando ainda mais a alergia e podendo causar infecções.

2 – Evite o contato com pelo de animal

Mantenha o pelo dos animais de estimação bem tosados e não deixe que eles frequentem o seu quarto. Após tocá-los, lave as mãos imediatamente.

3 – Reduza o contato com ácaros

Reduza ou elimine os pontos de acúmulo de ácaros. Use travesseiro anti-ácaro, prefira persianas no lugar das cortinas e evite bichos de pelúcia ou outros objetos que possam acumular poeira no quarto.

4 – Higienize a roupa de cama adequadamente

Procure lavar os lençóis e cobertores com água quente e deixe secar ao sol. Isso ajuda a eliminar potenciais alérgenos.

5 – Não use cosméticos vencidos

Jamais use um produto de beleza que esteja fora do prazo de validade, principalmente se for para passar em uma área sensível como a dos olhos. Além disso, dê preferência a produtos hipoalergênicos e sem perfume.

6 – Lave as mãos com frequência

Ao longo do dia, tocamos e temos contato com uma série de ambientes, objetos, substâncias e pessoas. E, com isso, elementos potencialmente nocivos podem ficar retidos em nossas mãos. Em contato com os olhos, acabam desencadeando um quadro de alergia.

7 – Não utilize soro fisiológico sem indicação médica

O soro fisiológico contem sal, que pode acabar irritando os olhos. Em caso de coceira ou desconforto, o melhor é aplicar compressas frias sobre a área e buscar auxílio médico. Geralmente, só um colírio lubrificante adequado pode melhorar os sintomas sem ricos de prejuízo.

Quando não tratada, a alergia nos olhos tende evoluir e gerar complicações na visão. O ideal é buscar auxílio médico logo nos primeiros sintomas.

Acompanhe a Alergoclínica também no Instagram!

Veja mais notícias sobre alergias, outras doenças e a prevenção!

WhatsApp chat