A reação alérgica na introdução alimentar é comum. É preciso ficar atento, manter o pediatra informado e também um médico alergista
Não é raro uma mãe com o bebê em fase de introdução alimentar comentar sobre reação alérgica nesse período. O mais comum é que as reações sejam no rosto e bochecas, mas podem se apresentar também em outros locais do corpo. Por que isso acontece?
O Dr. Luiz Melo, da Alergoclínica, explica que as reações alérgicas podem se apresentar em diferentes fases da nossa vida de formas diferentes. Mesmo na pele, podem surgir em um local hoje e, no futuro, em outro.
Nos bebês, podem ocorrer tanto reações por conta do contato com o alimento como pelo alimento no trato gastrointestinal. E, sim, podem ser reações simultâneas.
Reação alérgica na introdução alimentar
Como o sistema imunológico dos bebês ainda é imaturo e a pele é mais sensível, eles tendem a apresentar maiores riscos de alergias – e elas tendem a começar na introdução alimentar, quando têm o primeiro contato com diversos alimentos e estímulos diferentes.
Geralmente, as alergias em bebê aparecem por conta da predisposição genética. Além disso, outros fatores, como ambientais, podem influenciar no aparecimento das alergias, demandando um cuidado redobrado com a saúde. As mais comuns são alergias respiratórias, de pele, alergia a insetos e alergia alimentar.
Sintomas de alergia no bebê
Alguns sinais podem indicar alergia no bebê: bochechas vermelhas, um certo inchaço e a temperatura da pele mais elevada são alguns dos sinais de que algo pode estar irritando o organismo da criança. É preciso observar e ter acompanhamento de um pediatra e médico alergista.
Normalmente, antes dos 2 anos de idade os testes de alergia não trazem resultados confiáveis para as causas de alergias nas crianças. Por isso, é preciso observar com cautela.
Mas fique atento! Nem sempre os sintomas e sinais indicam uma alergia. Por diversos motivos a pele do bebê pode ficar irritada e é importante saber identificar as possíveis causas para tratar e evitar o desconforto. Embora a alergia seja a primeira associação e também o mais comum nessa fase, pode ser que o caso seja apenas de uma irritação temporária. De todo modo, é preciso investigação.
Agende um horário conosco! O Dr. Luiz Melo é pediatra e alergista e pode ajudar você!