Quando necessária, a suplementação pode ser feita por meio de gotas de vitamina D infantil, ou por comprimidos e cápsulas mastigáveis

Embora o problema seja motivo de maior preocupação em adultos, as crianças também representam um grupo bastante vulnerável à deficiência de vitamina D. Além de essencial na saúde óssea, o hormônio atua no crescimento, imunidade, musculatura, metabolismo e em diversos órgãos e sistemas, como o cardiovascular e o sistema nervoso central. Entenda o papel da vitamina D no desenvolvimento infantil e quando é preciso suplementar.

A importância da vitamina D para crianças

A vitamina D desempenha um papel fundamental no desenvolvimento e na manutenção da saúde das crianças, garantindo crescimento e desenvolvimento adequado. Uma de suas principais funções é na regulação do sistema imunológico, protegendo o organismo infantil contra vírus, infecções e reduzindo o risco de doenças autoimunes.

Além disso, a vitamina D ainda ajuda na prevenção de raquitismo e da osteoporose na vida adulta. Isso porque ela atua na absorção de cálcio e fósforo, minerais essenciais para a formação e fortalecimento dos ossos.

Sinais de deficiência e fatores de risco

A deficiência de vitamina D infantil pode levar a problemas de saúde significativos. Entre os sintomas estão fraqueza e dores musculares, atraso no crescimento, maior suscetibilidade a infecções, ossos frágeis e raquitismo. No entanto, em alguns casos, a criança não apresenta sintomas evidentes.

Entre os fatores que podem aumentar o risco de deficiência na infância, o principal é a falta de exposição solar adequada, já que a síntese de vitamina D na pele ocorre quando ela é exposta à luz solar direta. Nesse sentido, o uso frequente de protetor solar e a redução das atividades ao ar livre também podem limitar a produção da vitamina D infantil.

Do mesmo modo, crianças com alimentação inadequada apresentam maior risco de deficiência. Outros fatores de risco incluem pele escura, obesidade, condições médicas que afetam a absorção de vitamina D, como doença celíaca e fibrose cística, e certos medicamentos.

Quando fazer uso da vitamina D infantil?

A suplementação de vitamina D é frequentemente recomendada para crianças com deficiência ou mesmo aquelas com risco aumentado de deficiência. Ela pode começar desde o nascimento e continuar até a adolescência, conforme orientação médica. A suplementação pode ser feita por meio de gotas de vitamina D infantil, especialmente para bebês e crianças menores de um ano, ou por comprimidos e cápsulas mastigáveis para crianças mais velhas.

Além da suplementação, é fundamental garantir também que a criança tenha uma exposição saudável ao sol em períodos pré-determinados. É importante equilibrar com a proteção contra os raios ultravioleta, utilizando protetor solar, roupas adequadas e evitando os excessos.

Suplementação em crianças é diferente do tratamento em adultos

Embora a vitamina D seja essencial para pessoas de todas as idades, existem algumas diferenças na suplementação da vitamina D infantil. Isso porque as necessidades diárias variam de acordo com a idade e o estágio de desenvolvimento da criança. Além disso, a forma e a dosagem da suplementação também podem ser diferentes.

Por isso é fundamental seguir as orientações médicas e respeitar as doses prescritas, sempre levando em consideração as necessidades individuais de cada criança.

Agende um horário conosco! A Alergoclínica faz a suplementação segura de Vitamina D!