Entenda o motivo e como fazer para evitar crises de rinite nos idosos

Assim como as alergias em geral, a rinite também é uma queixa comum de pacientes mais idosos. Isso acontece porque as alterações próprias do envelhecimento nas vias respiratórias superiores agravam os sintomas comuns da rinite.

A mucosa comprometida favorece o sangramento nasal e facilita o aparecimento de infecções secundárias.⁠

Entenda melhor sobre a rinite nos idosos

O aumento da secreção de muco e a drenagem natural do nariz fazem com que haja uma agressão da mucosa da garganta.

Isso provoca uma série de reações como: pigarro persistente, rouquidão, ressecamento nasal, diminuição do olfato e tosse crônica, com prejuízo do sono e do repouso do paciente.⁠

“Nem sempre a rinite que começa na fase adulta ou no idoso é uma rinite alérgica. É preciso avaliar outras causas, como a rinite vasomotora e a medicamentosa“, explica o médico alergista Dr. Luiz Melo, responsável pela Alergoclínica, clínica especializada em alergias e imunologia há mais de 25 anos no mercado.

Rinite

A rinite tem tratamento e tratá-la afeta positivamente a qualidade de vida do idoso e auxilia no sono, lazer e convívio social.⁠

Entre os principais sintomas estão: espirros, coceira no nariz, nariz entupido, bloqueio e até obstrução nasal, coriza e coceira nos olhos, ouvidos e céu da boca.

“São pessoas que parecem estar “sempre gripadas” e sofrem com uma das consequências mais difíceis, a obstrução nasal“, relata Dr. Luiz Melo. No caso da rinite nos idosos, a sensação pode gerar sensação ainda pior.

Algumas vezes, quando o paciente se deita, a sensação é de sufocamento quase que completo, aparecendo roncos que, às vezes, fazem até mesmo que o próprio paciente acorde ou, no mínimo, quem dorme ao lado ou perto.

Veja mais notícias sobre doenças e alergias!

Acompanhe a Alergoclínica no Instagram!

Saiba tudo sobre a rinite alérgica!

Mais sobre alergias e doenças!