A maior parte dos casos de alergia a chocolate não são causadas pelo cacau, mas sim por outro ingrediente presente no doce

Entre as alergias alimentares, uma das mais temidas é a alergia a chocolate. Realmente a ideia de ter que eliminar esse doce da vida deixa muitos pacientes de cabelo é pé. Mas a boa notícia é que a alergia a chocolate, ou melhor ao cacau, seu ingrediente principal, é rara.

A maior parte das alergias associadas ao consumo do chocolate são causadas por outros ingredientes presente na guloseima, como o leite e as castanhas. Ou seja, ser alérgico ao chocolate não significa necessariamente ser alérgico ao cacau.

Outros insumos presentes em alguns chocolates e que podem desencadear reações alérgicas são o trigo, a cafeína, o ovo, a soja e também os corantes, conservantes e essências.

É possível voltar a comer?

Através de testes de alergia, é possível identificar o verdadeiro item que provoca a reação. Assim, o paciente pode buscar alternativas de chocolate sem determinado ingrediente. Já existem no mercado diversas opções de chocolate sem lactose, sem glúten ou castanhas, por exemplo.

Do mesmo modo, para os raros casos de alergia ao cacau, também é possível consumir chocolates feitos à base de alfarroba, que é um substituto natural do cacau. Esta planta, possui sabor naturalmente doce, cuja farinha consegue produzir um chocolate muito semelhante ao original.

Sintomas de alergia a chocolate

Os sintomas associados a alergia a chocolate são gases, inchaço, tosse, coceira, vermelhidão na pele, falta de ar, pressão baixa e dor de cabeça. Além disso, o paciente também pode notar desconforto respiratório, secreção nasal, espirros e respiração com chiado.

Alergia ou intolerância?

Os ingredientes que causam a alergia também podem causar intolerância. Nesses casos, não tem uma reação exagerada do organismo, mas apenas uma dificuldade em digerir determinado ingrediente.

Diferente da alergia, a intolerância a chocolate não é tão grave e seus sintomas são mais leves e passageiros. Geralmente, o paciente que tem intolerância sente dores no estômago, um inchaço abdominal, gases, vômito e diarréia.

Se acha que tem alergia a chocolate, procure um médico alergista para identificar o ingrediente exato que causa a sua reação. O tratamento varia de acordo com os sintomas e a gravidade do problema. Em geral, são utilizados remédios como anti-histamínicos, corticoides e descongestionantes.