A alergia a corantes pode causar coceiras por todo o corpo e pequenas bolhas na pele. Veja como evitar o contato com o aditivo

Os corantes são usados para conferir cor e tornar os alimentos mais atrativos. Eles estão presentes em diversos produtos industrializados como refrigerantes, sucos artificiais, balas, salgadinhos, cereais e outros. No entanto, algumas pessoas acabam apresentando alergia a corantes. Veja como evitar o contato com os aditivos.

Sintomas da alergia a corantes

A alergia a corantes não é comum. Em geral, costuma atingir mais pessoas que já sofrem com outras alergias. Mas apesar de ser uma condição rara, o problema pode levar até a morte. Isso porque entre os sintomas mais graves está o choque anafilático, inchaço na língua e garganta e dificuldades para respirar.

Veja quais os principais sintomas de uma reação ao corante:

• Coceira por todo o corpo
  • Dor de cabeça
  • Pequenas bolhas na pele
  • Coriza
  • Tontura
  • Aperto no peito
  • Inchaço em algumas partes do corpo
  • Dificuldade de fala ou para respirar
  • Diarréia e/ou vômito
  • Formigamento na boca
  • Pressão baixa

Como evitar o contato com o corante

Os corantes não têm valor nutricional e servem apenas para alterar a aparência de grande parte dos alimentos industrializados. Então o melhor é manter uma alimentação saudável, dando preferência a frutas, verduras e outros produtos naturais. Dessa forma, quando for consumir algum alimento industrializado, conferir o rótulo para verificar a presença de corantes.

No entanto, apesar do corante ser mais usado em alimentos, ele também está presente em produtos como xaropes ou alguns tipos de comprimidos, maquiagens e cremes hidratantes. Produtos de higiene também costumam conter corantes, como é o caso da pasta de dente, shampoo, condicionador e sabonete .

Além disso, não são apenas os corantes artificiais que podem piorar as doenças alérgicas. Os naturais, derivados de plantas ou insetos, por exemplo, também podem causar reações como manchas vermelhas na pele e inchaço. Por outro lado, algumas cores são responsáveis pela maior parte das reações, como é o caso do corante artificial amarelo.

Geralmente, a alergia a corantes se limita um tipo específico, por isso é importante consultar um médico alergista para a realização de testes de identificação.

Veja mais notícias sobre alergias, doenças e tratamentos!

Entre em contato conosco e agende um horário!