A alergia a corticoide costuma surgir durante o tratamento para uma outra alergia. Veja alternativas

Embora muito usado para tratar alergias, o corticóide também pode ser a causa das reações alérgicas. Estima-se que a alergia a corticóide atinja menos de 1% dos pacientes. Ou seja, é um tipo raro e que precisa de cuidado tanto no momento do diagnóstico, como para buscar tratamentos alternativos.

Em geral, medicamentos a base de corticoide são usados para tratar uma ampla variedade de doenças inflamatórias, incluindo alergias como rinite alérgica, asma, anafilaxia, dermatites e distúrbios autoimunes e reumatológicos como lúpus, artrite, entre outros.

Desse modo, a alergia a corticóide costuma surgir durante o tratamento para uma outra alergia. Como a medicação também pode ter efeitos colaterais, é preciso atenção aos detalhes para um diagnóstico correto. Os efeitos colaterais mais comuns após o uso dos corticóides são estrias, hematomas e agitação.

Sintomas e particularidades da alergia a corticoide

A alergia a corticóide pode surgir com o uso do medicamento tópico, oral, inalado ou mesmo injetado. No entanto, as reações ao corticosteróide tópico (aquele aplicado na pele) e o intranasal (que é pulverizado nas narinas) tendem a ser leves.

Já os tipos oral e injetado causam menos reações, mas estas são mais intensas e podem até ser fatais. Isso acontece porque esse tipo de medicação é considerado sistêmico, já que é distribuído por todo o corpo.

Os sintomas da alergia a corticóide incluem urticária, inchaço (edema), dificuldade respiratória, ritmo cardíaco acelerado, confusão mental e outros tipos de erupção cutânea.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico da alergia a corticóide é feito por médico alergista com base no histórico clínico do paciente e a realização de um teste de contato ou patch teste com o corticoide específico e de preferência um alternativo.

O tratamento deve começar com a suspensão do uso de qualquer medicamento que tenha como base os corticosteróides. Por outro lado, o tratamento para a outra alergia que era combatida com o corticóide deve ser substituído por outra medicação sem o composto.

Entre em contato e agende um horário para cuidar da sua alergia!

Acompanhe a Alergoclínica no Instagram!