Estima-se que aproximadamente 3 a 10% de adultos e crianças tenham alergia a mofo. Veja quais são os sintomas e tratamento

Os fungos são um dos alérgenos mais comuns e podem causar diversas doenças em seres humanos, especialmente no aparelho respiratório. Quando na forma de bolor, como nas paredes da casas, são chamados de mofo. Estima-se que aproximadamente 3 a 10% de adultos e crianças tenham alergia a mofo.

O problema pode ser mais complicado porque, embora você possa não notar, o mofo está por todo lado, dentro e fora de casa. Alguns tipos de fungos, como a Alternaria e o Cladosporium, são comuns ao ar livre. Eles aparecem principalmente no outono, pois o material em decomposição das folhas oferece um excelente meio de proliferação.

Por outro lado, em ambientes fechados, predominam os fungos da espécie Aspergillus Penicillium. Eles gostam de escuro, ambientes úmidos, quentes e precisam basicamente de quatro coisas para sobreviver e se desenvolver: material orgânico em decomposição (alimentos, plantas e animais), ar, ambiente quente e umidade.

Sintomas de alergia a mofo

Os sintomas da alergia ao mofo são muito semelhantes aos sintomas de qualquer outra alergia, como: espirros, coceira, congestão nasal e erupção na pele. Por outro lado, o problema pode se manifestar de quatro formas diferentes: como um quadro de rinite ou conjuntivite alérgica, como uma crise asma, como sinusite ou na forma de uma micose nos brônquios.

Desse modo, como os sintomas da alergia a mofo são semelhantes aos de outras alergias, o médico alergista pode solicitar alguns exames para avaliar o caso. Os testes aplicados na pele podem indicar a causa exata do problema.

Prevenção e tratamento

A melhor maneira de controlar os sintomas da alergia a mofo é evitando o contato. Veja algumas medidas que ajudam a prevenir:

• Evite o excesso de plantas dentro de casa.
  • Evite ambientes ao ar livre com grande possibilidade de conter alta concentração de fungos como plantações, folhas secas e construções.
  • Tome um banho ao chegar em casa para eliminar os esporos de fungos do seu corpo.
  • Elimine as infiltrações da casa para diminuir a possibilidade de mofo.
  • Em situações especiais é possível reduzir a umidade da casa com desumidificadores.
  • O quarto de quem tem alergia a mofo deve ser o mais ensolarado, ventilado e seco.
  • Atenção para lugares onde o mofo pode passar desapercebido: debaixo de carpetes, atrás de armários, ar condicionado, travesseiros, máquinas de lavar, geladeiras, porões, lavanderias e embaixo de tanques.

Além disso, o médico alergista poderá indicar o uso de anti-alérgicos, colírios ou spray nasal dependendo do caso. Do mesmo modo, a vacina para alergia a mofo pode ser uma forma de tratamento que proporciona alívio dos sintomas a longo prazo.

Entre em contato e veja se é o seu caso.