Os sintomas de alergia a ovo podem aparecer mesmo sem a ingestão do alimento, apenas pelo contato com a pele. Veja quais são os mais comuns

A alergia a ovo é a segunda principal causa de alergia alimentar, perdendo apenas para a alergia ao leite. A reação acontece quando o sistema imunológico identifica o alimento como um corpo estranho, especialmente por conta da clara.

Geralmente, é na parte branca do ovo que estão as proteínas alergênicas. Mas a gema é uma grande fonte de zinco e outros minerais que também podem causar reações.

No entanto, os sintomas de alergia a ovo podem aparecer mesmo sem a ingestão do alimento, apenas pelo contato com a pele.

Por outro lado, as reações não se restringem ao ovo de galinha e também podem ser causadas pelo ovo de codorna, de pata, de ganso e também de peru.

Além disso, o ovo e as suas proteínas podem ser usados em vários alimentos industrializados, até mesmo em shampoo, por isso a necessidade de ler os rótulos com atenção.

Principais sintomas de alergia a ovo

• Coceira e vermelhidão na pele
• Náusea, vômito e dor de estômago
• Coriza (inflamação da mucosa nasal)
• Dificuldade na respiração
• Tosse seca e chiado ao respirar

Esses são alguns dos sintomas mais comuns, mas não necessariamente todos os sinais serão apresentados em um mesmo paciente.

Entre os sintomas mais raros está a anafilaxia, uma reação tão exagerada que pode ser fatal, mesmo com quantidades mínimas do alimento. Também é importante frisar que os sintomas de alergia a ovo podem ser comuns a outras alergias alimentares.

Momento do sintoma

A questão essencial é fazer a associação temporal do momento em que você teve contato com o ovo e do aparecimento dos sintomas.

De qualquer forma, é possível detectar a alergia a ovo através de testes cutâneos, identificando até mesmo se a reação é provocada pela clara ou pela gema.

Tratamento

O primeiro passo para o tratamento da alergia a ovo é eliminar o alimento da dieta. Felizmente, o ovo pode ser substituído mesmo em receitas onde ele parece ser essencial.

Bolos, pães, massas, biscoitos, carnes empanadas e até mesmo maionese pode ser adaptada para os alérgicos.

Para tratar os sintomas da alergia, o médico alergista pode receitar anti-alérgicos. Já no caso das reações alérgicas graves, os doentes devem ter um estojo de emergência com adrenalina para auto-administração.

Alergia a ovo X vacinas

É preciso ter um cuidado especial com as vacinas, já que algumas delas são feitas à base de ovo. Entre elas estão a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), a anti-influenza e o imunizante contra febre amarela.

O paciente que tem alergia a ovo poderá receber a vacina apenas se autorizado pelo médico alergista que o acompanha. Cada medicação tem uma peculiaridade e cabe ao médico analisar o caso e emitir o parecer a respeito.

Você tem alguma suspeita de alergia? Entre em contato conosco!