Entenda o que é alergia alimentar tardia, seus sinais, quais os riscos e porque o problema ainda é pouco conhecido

Na alergia alimentar tardia, o seu sistema imunológico reage apenas dias depois a algo que você comeu. Os sintomas, no entanto, podem ser desde leves a doenças graves. Entenda os sinais do problema, os riscos e porque mesmo atingindo quase 50% da população, a doença ainda é pouco conhecida.

Diferença entre alergia alimentar tardia e imediata

Na alergia imediata, tecnicamente conhecida como aquela mediada por IgE, os sintomas aparecem imediatamente após a ingestão do alimento ou em até 8 horas. O contato com a substância alérgica gera reações agudas que podem levar até a morte, dependendo da dose de contato e do nível de reação.

Por outro lado, na alergia alimentar tardia as reações podem ocorrer até 72h após o contato com o alimento. Esse tipo de alergia é conhecido como hipersensibilidade alimentar e diferente da forma aguda, ela pode ser uma condição temporária.

Além disso, enquanto a alergia alimentar aguda tem poucos produtos relacionados e pode ser facilmente identificada, a alergia alimentar tardia dificilmente é reconhecida através de testes cutâneos.

Formas de manifestação da alergia alimentar tardia

As reações imunológicas e inflamatórias podem atingir todos os tecidos do corpo. Então, como se manifesta de diferentes formas, acaba sendo confundida com outros problemas. Isso porque seus sinais mais comuns são enxaqueca, ganho ou perda de peso, inchaço, cansaço, intestino preso, depressão e outros.

Veja quais são as diferentes formas de manifestação da alergia alimentar tardia:

No trato respiratório: se manifesta por meio da asma, rinite, sinusite, otite, amigdalite e bronquite;

Gastrointestinal: pode causar diarreia, constipação, colite, gastrite, má absorção, doença celíaca e refluxo;

Metabólico: por meio da obesidade, baixo peso, celulite, perda de apetite, anorexia nervosa, bulimia, diabetes, hipertensão arterial e hipercolesterolemia;

Nervoso: pode causar hiperatividade, falta de concentração, alteração de humor, distúrbios de aprendizagem;

Sistêmica: se manifesta por meio de artrite reumatoide, tireoidite, lúpus eritematoso sistêmico, psoríase, alopecia, fibromialgia;

Pele: acne, eczema, caspa, urticária e dermatite.

Como identificar a alergia alimentar tardia

Frequentemente, as hipersensibilidades são confundidas com as próprias doenças que causam. Por isso a dificuldade no diagnóstico, já que não há uma relação direta de causa e efeito. Dessa forma, se o paciente busca tratamento apenas para combater os sintomas, não consegue solução a longo prazo. Ou seja, não descobre o elemento causador: o alimento.

Há exames capazes de identificar os alimentos que desencadeiam essa reação oculta, mas nem sempre são acessíveis. Por isso a importância de se observar os sintomas a longo prazo, tentando fazer associações e eliminações de acordo com os alimentos consumidos no período.

Do mesmo modo, é essencial buscar atendimento com equipe especializada, incluindo médico alergista, nutrólogo e nutricionista. Assim, é possível prevenir diversas doenças crônicas desencadeadas por uma alimentação inadequada.

Entre em contato conosco e agende seu horário!