A alergia ao amendoim é um tipo de alergia alimentar comum, mas que pode ter consequências graves. A reação ocorre porque o sistema imunológico reconhece algumas das proteínas como prejudiciais. Assim, ele dá início a uma série de medidas para nos proteger. Entre elas está a liberação de substâncias químicas como a histamina, que causa inflamação.
Sintomas da alergia ao amendoim
Os sintomas da alergia ao amendoim vão desde coceiras, inchaço, congestão nasal, dor abdominal, vômitos, tontura e até, nos casos mais graves, anafilaxia. O sinal mais grave começa subitamente e se o paciente não for socorrido rapidamente, o caso pode ser fatal.
As reações, no entanto, independem da quantidade de amendoim ingerida. Até mesmo a exposição a pequenas porções podem ser prejudiciais.
Diagnóstico
Para confirmação da alergia ao amendoim, é feito o prick test, um teste de alergia, feito na pele. Assim, são feitos pequenos furos no antebraço do paciente, onde são colocadas gotas de substâncias comuns que podem indicar alergia.
O teste é rápido e seguro, mas feito no consultório do médico alergista. Além disso, exames de sangue também podem ajudar no diagnóstico.
Tratamento da alergia ao amendoim
No caso das reações mais comuns, o tratamento é feito com o uso de anti-histamínico. No entanto, quando há uma reação alérgica intensa e a pessoa apresenta sinais graves como lábios inchados ou dificuldade para respirar, o recomendado é se dirigir ao pronto-socorro com urgência.
Em alguns casos, com a passagem de ar bloqueada, é preciso colocar um tubo na garganta para liberar a respiração. Lembrando que a melhor forma de prevenir o problema é eliminando por completo a ingestão de amendoim ou qualquer outro produto que o contenha.
A alergia ao amendoim dura por toda a vida e o ideal é procurar um alergista para trabalhar as formas de controle e garantir seu bem estar e qualidade de vida.