Os sintomas da alergia ao formol variam conforme o tipo de exposição ao produto. Veja as reações que esse tipo de conservante pode causar

Produto muito utilizado nos tratamentos capilares, o formol costuma ser a solução dos cabeleireiros para o alisamento e redução de volume dos fios. No entanto, algumas pessoas podem apresentar alergia ao formol. Veja como identificar e tratar o problema.

Os riscos do formol

O formol é um dos conservantes mais utilizados em diversas áreas de produção. Ele está presente em cosméticos, roupas, produtos automobilísticos, fertilizantes, inseticidas, medicamentos, borrachas sintéticas e papéis. No entanto, quando em altas concentrações, essa substância química chega a ser considerada tóxica e cancerígena.

Por isso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estipulou a concentração máxima de 0,2% como conservante em cosméticos ou até 5% como endurecedor de unhas em esmaltes. A venda isolada do produto é controlada. Ainda assim, mesmo em doses pequenas o formol tem um alto poder irritante e por isso está entre os principais responsáveis por alergias e dermatites.

Como identificar a alergia ao formol

Os sintomas da alergia ao formol variam conforme o tipo de exposição ao produto. Geralmente, os pacientes apresentam reações na pele com eczema, descamação, formigamento local e vermelhidão. É possível também ter reações sistêmicas, como dor de cabeça, náusea, diarreia e até choque anafilático.

Por outro lado, como o formol é volátil, ele também é inalado, podendo causar irritação nos olhos, nariz, mucosas e trato respiratório superior. Em altas concentrações, pode causar bronquite, pneumonia ou laringite. De todo modo, qualquer quantidade da substância pode provocar alergia.

Diagnóstico e tratamento

Ao perceber qualquer reação, mesmo que pequena, o uso do produto deve ser suspenso e é preciso procurar um médico alergista para diagnóstico e tratamento. Para descobrir se o formol provoca alergia no paciente, o médico faz uma análise clínica, investiga o histórico do paciente e também realiza testes de contato.

O tratamento da alergia ao formol geralmente envolve o uso de pomadas para acalmar a inflamação, medicamentos orais à base de corticóide e outras providências dependendo do tipo de infecção associada.

De todo modo, a principal medida é evitar o uso do formol. Para descobrir produtos que contêm formol, é preciso ler atentamente os rótulos e observar outros nomes como Methylene Glycol (Metileno Glicol).

Alergia tem tratamento! Cuide-se!

Conte com a Alergoclínica! Entre em contato conosco e agende um horário!

Acompanhe nossas dicas também no Instagram!