A alergia no rosto do bebê geralmente está associada a uma dermatite de contato ou alergia alimentar

A alergia no rosto do bebê costuma ser uma preocupação. Muitas vezes por conta da predisposição genética e da sensibilidade característica da pele na primeira infância, as reações alérgicas são mais comuns nessa fase. Assim, o bebê com bochechas vermelhas, um certo inchaço e a temperatura da pele mais elevada são alguns dos sinais de que algo pode estar irritando o organismo da criança. 

Toda reação no rosto do bebê se trata de uma alergia?

Nem sempre. Por diversos motivos a pele do bebê pode ficar irritada e é importante saber identificar as possíveis causas para tratar e evitar o desconforto. Embora a alergia seja a primeira associação e também o mais comum nessa fase, pode ser que o caso seja apenas de uma irritação temporária. De todo modo, é preciso investigação. 

Causas da alergia no rosto do bebê

Como o sistema imunológico ainda é imaturo e a pele mais sensível, os bebês tendem a apresentar maiores riscos de alergias, infecções e irritações. No caso da alergia no rosto do bebê, geralmente o problema está associado a uma dermatite de contato ou alergia alimentar.

– Dermatite de contato

Essa é a principal alergia no bebê, inclusive com sintomas no rosto. Geralmente surge por conta do contato com tecidos, calor ou agentes químicos. Esse último pode estar nos produtos de higiene pessoal e limpeza doméstica. Talco, hidratante e amaciante são alguns dos exemplos.

Além disso, o calor excessivo pode deixar os poros abafados e irritar a pele do bebê. Esse calor pode ser não só pela elevação da temperatura, como também pelo uso excessivo de roupas sobrepostas. 

Do mesmo modo, alguns tecidos também podem causar reações. É o caso da lã, do nylon e tecidos sintéticos. Para deixar a pele respirar, o ideal é dar preferência para roupas de algodão.

– Alergia alimentar

Mesmo quando o bebê ainda se alimenta apenas do leite materno, não é possível descartar a possibilidade de uma alergia alimentar. Isso porque o que a mãe come interfere diretamente no seu organismo. Além disso, a alergia à proteína do leite de vaca é bem comum em bebês.  

Sintomas

Vermelhidão, inchaço, coceira e pele com temperatura elevada são alguns dos principais sintomas da alergia no rosto do bebê. Bolhas e carocinhos também são comuns. Além disso, a irritação pode deixar a pele da criança com uma textura diferente. 

Geralmente ela pode começar nas bochechas, mas se espalhar pela testa, pescoço e outras partes do corpo também. Bolhas e carocinhos também são comuns. Além disso, a irritação pode deixar a pele da criança com uma textura diferente.

Diagnóstico e tratamento

Ao perceber os sintomas, é importante procurar um médico alergista para investigar o caso, identificar a causa e o melhor tratamento para o problema. Muitas vezes essa irritabilidade causa grande incômodo ao bebê, diminuindo a qualidade de vida dele e, consequentemente, dos pais.

Assim, o diagnóstico correto do problema e a identificação da causa da alergia no rosto do bebê é imprescindível para o sucesso do tratamento. Em muitos casos, o tratamento consiste apenas na suspensão do uso de um produto específico ou eliminação de um ingrediente da dieta. 

De todo modo, dispense qualquer medicação caseira e siga as instruções médicas, pois a sensibilidade dos bebês é grande e isso pode acabar piorando os sintomas.

Se precisar de um médico pediatra e especialista em alergias, entre em contato conosco e agende um horário!

Acompanhe a Alergoclinica também no Instagram!

WhatsApp chat