Entenda o que faz um médico alergologista, a diferença para o alergista e quando é preciso procurar por seus serviços

Se você sofre com alergias persistentes, é provável que já tenha ouvido falar sobre o alergologista. Este profissional da saúde desempenha um papel fundamental na identificação, diagnóstico e tratamento de uma ampla variedade de alergias. Por outro lado, muitos pacientes ainda ficam em dúvida sobre quando procurar um alergologista e quando deve ir atrás de um alergista. Entenda como funciona o trabalho desses dois especialistas. 

O que faz um médico alergologista

O alergologista é um médico especializado em alergias e doenças relacionadas ao sistema imunológico. Desse modo, o alergologista é capacitado para identificar as causas das reações alérgicas, diagnosticar condições como rinite alérgica, asma, urticária, dermatite atópica e anafilaxia, e criar planos de tratamento personalizados para seus pacientes.

Quando procurar um alergologista

Se você apresenta sintomas recorrentes como espirros, coriza, coceira nos olhos, tosse persistente, falta de ar ou erupções cutâneas inexplicáveis, pode ser o momento de consultar um alergologista. Esses profissionais são capazes de investigar as causas subjacentes das alergias e oferecer orientações precisas para aliviar os sintomas.

Nesse processo, o alergologista emprega uma variedade de métodos para diagnosticar alergias. Isso pode incluir testes cutâneos, onde pequenas quantidades de substâncias alergênicas são aplicadas na pele para avaliar as reações, e exames de sangue específicos para identificar os anticorpos responsáveis pelas reações alérgicas. 

Estes testes ajudam a determinar quais alérgenos estão desencadeando suas reações, contribuindo para adoção de medidas mais eficazes. Isso porque, uma vez identificado aquilo que causa a sua alergia, é possível, além de evitar o contato sempre que possível, escolher as medicações mais adequadas para aquele alérgeno específico. 

Diferença entre médico alergista e alergologista

Como ainda gera muita confusão entre os pacientes, é preciso esclarecer a diferença entre um médico alergista e um alergologista. Antes de mais nada, é importante dizer que os dois são especialistas que devem conduzir o tratamento de quem é acometido por algum tipo de alergia. 

No entanto, o alergista é um médico geral que trata uma variedade de condições, incluindo alergias. O alergologista, por outro lado, é um especialista treinado e focado exclusivamente em alergias e doenças imunológicas, trazendo um nível mais profundo de conhecimento e expertise.

Em Brasília, o Dr. Luiz Melo destaca-se como um especialista experiente e comprometido em proporcionar atendimento excepcional na área de alergia e imunologia. Membro da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI/DF), Dr. Luiz tem mais de 25 anos de experiência e dedicação na área, garantindo um atendimento de qualidade e cuidados personalizados para cada paciente.

Para uma avaliação, entre em contato com a AlergoClínica e agende uma consulta. 

Acompanhe a Alergoclínica também no Instagram!

WhatsApp chat