Entenda por que pacientes com rinite alérgica reclamam tanto do ar condicionado

É só viajar muito tempo de avião, assistir a uma palestra num centro de convenções frio ou participar de um evento com ar condicionado gelado para a crise de rinite aparecer. Você se identificou com esse cenário? Você não é o único!

Pacientes com rinite alérgica reclamam muito que o ar condicionado piora a rinite e da o Start a crises severas.

A primeira coisa que você precisa saber é que o ar condicionado não causa a rinite. A doença não surge por conta do ar. Mas o ar condicionado é um irritante químico, um gatilho que piora os quadros de rinite alérgica, como explica o especialista em alergia e imunologia da Alergoclínica, Dr. Luiz Melo.

“O ar condicionado torna o ar ainda mais seco. A temperatura baixa e seca é um agravante para os quadros de rinite alérgica. Se a pessoa já tem a alergia, o ar pode sim disparar a crise porque causa uma irritação física na mucosa nasal”, relata.

Rinite alérgica

A rinite alérgica é uma inflamação da mucosa que reveste a cavidade nasal, induzida pela exposição a alérgenos.

É uma doença que afeta 500 milhões de pessoas e causa sintomas principalmente no nariz, olhos e seios da face, além da garganta e os ouvidos.

Limpeza do ar condicionado

Muita gente acha que se o ar condicionado está levando a uma crise alérgica, necessariamente ele está sujo e precisa de limpeza.

“Bom, se o o ar estiver mesmo sujo, a falta da devida higienização não vai causar apenas reações alérgicas, mas também outros problemas respiratórios. Se houver ácaros, bactérias e fungos por falta de limpeza, o paciente pode desenvolver uma pneumonia, por exemplo”, explica Dr. Luiz Melo.

E o médico completa: “O problema alérgico nem sempre tem relação com a sujeira, mas sim com o ressecamento do ar”.

Alívio dos sintomas

Se não tem como evitar o ar condicionado, é preciso criar estratégias para reduzir o impacto e aliviar os sintomas.

A hidratação do nariz é o primeiro passo. Lavar o nariz reiteradas vezes com soro fisiológico para hidratar  a mucosa nasal é essencial.

“O alérgeno que está no ar precisa se fixar na mucosa nasal para causar impacto. Se o nariz é lavado constantemente, não há fixação suficiente para iniciar uma reação alérgica”, revela o médico alergista.

E o Dr. Luiz tem mais uma dica. Em caso de voos muito longos, que a exposição ao ar condicionado será longa, uma boa opção pode ser apitar um pouco de azeite no nariz. O óleo hidrata e mantém a mucosa por mais tempo sem irritação.

Acompanhe a Alergoclínica no Instagram!

WhatsApp chat