Poeira, cosméticos, ácaros, leite e analgésicos são alguns dos principais causadores de reações alérgicas
Atualmente, 35% da população brasileira sofre com algum tipo de alergia. A alergia é uma resposta imunológica exagerada, que pode acontecer após o contato de uma pessoa geneticamente suscetível com um determinado antígeno (substância estranha ao nosso organismo).
As reações dependem do tipo de alergia, mas podem ser desde coceiras e espirros ao choque anafilático. Veja quais são as alergias mais comuns e como elas se manifestam.
Alergias respiratórias
As alergias respiratórias são desencadeadas por mofo, ácaros, poeira, pelos de animal, pólen, fezes de inseto, fumaça de cigarro e cheiros fortes. As principais alergias respiratórias são:
Rinite alérgica
A rinite alérgica é a forma mais comum e tem sintomas como espirros, congestão nasal, coriza, coceira no nariz, garganta, ouvidos e olhos. Começa a se manifestar geralmente em pacientes a partir dos 4 anos de idade, mas aumenta na fase adulta.
Asma alérgica
Quando a crise de asma é desencadeada pela exposição a um alérgeno, é chamada de asma induzida por alergia ou asma alérgica.
A condição é caracterizada por falta de ar, chiado no peito, tosse seca e uma respiração curta e rápida. A asma é uma doença grave e embora não tenha cura, é possível controlar as crises e até prevenir que elas aconteçam.
Alergias de pele
As alergias de pele são aquelas reações desencadeadas pelo contato direto de um alérgeno com a pele ou por reação do organismo a substâncias de um determinado medicamento ou alimento. Os tipos mais comuns são:
Urticária alérgica
A urticária alérgica é a mais comum e se caracteriza por marcas vermelhas e inchadas na pele que causam coceira. Geralmente é causada por cosméticos, tecidos, picadas de insetos, pelo de animal, medicamentos e alimentos.
Angioederma
Quando a lesão atinge os lábios, língua, pálpebras ou garganta é chamada de angioderma. Esse tipo de alergia causa um inchaço intenso que pode dificultar a respiração.
Dermatite de contato
Conhecida também como eczema de contato, a dermatite é uma reação inflamatória da pele que pode ser de origem irritativa ou alérgica.
No caso de alergia, após o contato com alérgeno, podem aparecer erupções vermelhas, coceira, inchaço e pequenas bolhas. É causada principalmente por esmaltes, cremes, perfumes, roupas de tecidos sintéticos e bijuterias.
Alergia a medicamentos
A alergia a medicamentos pode ser desencadeada por um componente específico ou um grupo de medicamentos, já que a fabricação passa por processos parecidos e pode acontecer a contaminação cruzada.
Os principais desencadeadores são os analgésicos, anti-inflamatórios, antibióticos, contrastes radiológicos e quimioterápicos.
Alergia a picada de insetos
A alergia a picada de insetos é mais comum até os 10 anos, mas em alguns casos ela continua na vida adulta. Os sintomas mais comuns são vermelhidão, coceira, inchaço, bolhas e sensação de calor.
Em alguns pacientes, a picada pode causar coriza, espirros, falta de ar, tosse e chiado no peito. Os insetos que causam reações alérgicas geralmente são pernilongos, borrachudos, pulgas, formigas, carrapatos, abelhas e vespas.
Alergias alimentares
Além de sintomas gastrointestinais como diarreia, dor abdominal e vômito, as alergias alimentares podem causar alterações na pele (urticária, vergões e coceira) e também no sistema respiratório (tosse e chiado no peito).
Qualquer alimento pode ser um gatilho de alergia, mas os mais frequentes são leite, ovo, soja, trigo, peixes, crustáceos, nozes e amendoim. Corantes e aditivos alimentares também podem desencadear reações alérgicas.
Em resumo, esses são os tipos de alergias mais comuns em adultos.
Busque sempre um acompanhamento médico de alergista para prevenir, tratar e saber quais são as medidas que devem ser tomadas em caso de emergência.
A Alergoclínica trata alergias há 25 anos. Entre em contato e agende um horário conosco!