Os sintomas da asma alérgica podem ser desencadeados por exposição a ácaro, mofo e pólen. Veja como controlar as crises

A asma é uma doença respiratória crônica que se caracteriza pela inflamação e obstrução das vias aéreas inferiores. Em alguns casos, a asma é alérgica e envolve sintomas incômodos e até mesmo fatais.

Isso porque durante uma crise, ocorre o estreitamento das vias respiratórias, dificultando a respiração. Em casos raros e muito graves, o bloqueio impede a passagem de ar para os pulmões. Dessa forma, o oxigênio não chega a órgãos vitais, levando o paciente à morte.

Diferença entre asma alérgica e não alérgica

Em pessoas com asma, os brônquios, que são estruturas responsáveis por levar o ar até os pulmões, são mais sensíveis a determinados estímulos. No caso do tipo não alérgico, os gatilhos podem ser odores ou questões climáticas.

Já no caso da asma alérgica, os sintomas são desencadeados devido a exposição a um alérgeno. Entre os principais estão ácaro, mofo e pólen. O tipo induzido por alergia é o mais comum.

Geralmente, a crise é desencadeada após o organismo produzir a substância chamada imunoglobulina E (ou IgE). A reação exagerada é uma forma de se defender de algo que considera danoso.

Sintomas da asma alérgica

Apesar da diferença entre a asma alérgica e a de outra causa, os sintomas são os mesmos. O problema é caracterizado por sinais respiratórios como:

• Tosse
  • Falta de ar ou dificuldade para respirar
  • Sensação de aperto no peito
  • Chiado ao respirar
  • Agravamento dos sintomas durante a noite

Não é provável tratar-se de asma alérgica quando os sintomas incluem tonturas e náuseas, por exemplo. Geralmente, a crise é desencadeada pela inalação de substâncias irritativas para as vias respiratórias, como poeira, ácaros e pólen.

Diagnóstico

Para determinar o diagnóstico, além de observar os sintomas, o médico alergista avalia o histórico do paciente e dos familiares com doenças alérgicas. Além disso, um exame de sopro pode confirmar a suspeita.

Em alguns casos, a asma pode ser acompanhada por rinite. Dessa forma, testes podem comprovar a natureza alérgica do problema.

Tratamento

Manter os sintomas da asma em níveis controláveis nem sempre é uma tarefa fácil. Mas seguir o tratamento indicado pelo alergista é essencial para ter qualidade de vida.

O controle da asma alérgica deve ser constante e não esporádico. Entre os deslizes mais comuns entre os pacientes está a forma de utilização dos inaladores. Além disso, há casos de interrupção do tratamento por conta própria.

Por outro lado, fatores que fogem do controle do paciente também podem influenciar no tratamento. É o caso das mudanças no ambiente (reformas, por exemplo) e alterações climáticas.

Em casos de dificuldades para o controle da asma, procure um alergista. Agende um horário!